Dossiê 110 anos da Guerra do Contestado
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.53295Palavras-chave:
Guerra do Contestado, Santa Catarina, ParanáResumo
Entregamos os anais do V Congresso Brasileiro da Guerra Do Contestado: 110 anos da Guerra insepulta do Brasil - dos "Mandamentos da Natureza" da sociedade sertanejo-cabocla, a relação espaço-tempo na Geografia e da XXXI Semana do Meio Ambiente: Você tem sede de que? O conjunto de tais eventos teve como objetivo central reunir pesquisadores e pesquisadoras, além dos atores sociais que desenvolvem ações nos territórios do Contestado, especialmente, os que atuam com profícuo intercâmbio de informações e experiências de estudos científicos sobre o cenário geográfico da região da Guerra do Contestado, tanto no Paraná, como em Santa Catarina.
Os eventos casados, ocorreram em União da Vitória e Porto União - Paraná e Santa Catarina, respectivamente -, cidades criadas a partir do término da Guerra do Contestado, divididas na sua região central, pelos trilho da extinta Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, uma das principais causadoras da Guerra do Contestado, onde buscou-se agregar produções científicas e ações populares, promovendo o debate e a reflexão geográfica e áreas afins nos conclaves diários, a partir das apresentações e discussões de trabalhos originais. Os anais que apresentados, trazem estudos e informações históricas e geográficas atuais, assim como as experiências, e as recomendações no âmbito das questões que norteiam o Contestado nos seus 110 anos.
Esses anais trazem estudos riquíssimos na relação sociedade-natureza no espaço-tempo registrado no Contestado paranaense e catarinense, nesses 110 anos da guerra, desde as questões fundiárias como herança que marca as desigualdades na Microrregião de União da Vitória. Há, ainda, o papel das mulheres no território contestadense, com destaque para os direitos a partir das memórias de lutas da população cabocla. As discussões do papel do Contestado no pensamento latino-americano também são tratadas, a exemplo da erva mate no Contestado regional e internacional, mas, também, a questão da segurança alimentar regional, dentre outros fatores geográficos que explicam o Contestado no presente, alavancado pelo passado, mas com as lentes focadas no futuro das pessoas que vivem e fazem o Contestado existir como base de existência de uma civilização secular e milenar no sertão do Paraná e de Santa Catarina.
Downloads
Referências
Múltiplas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilson Cesar Fraga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado










