Dossiê 110 anos da Guerra do Contestado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.53295

Palavras-chave:

Guerra do Contestado, Santa Catarina, Paraná

Resumo

Entregamos os anais do V Congresso Brasileiro da Guerra Do Contestado: 110 anos da Guerra insepulta do Brasil - dos "Mandamentos da Natureza" da sociedade sertanejo-cabocla, a relação espaço-tempo na Geografia e da XXXI Semana do Meio Ambiente: Você tem sede de que? O conjunto de tais eventos teve como objetivo central reunir pesquisadores e pesquisadoras, além dos atores sociais que desenvolvem ações nos territórios do Contestado, especialmente, os que atuam com profícuo intercâmbio de informações e experiências de estudos científicos sobre o cenário geográfico da região da Guerra do Contestado, tanto no Paraná, como em Santa Catarina.
Os eventos casados, ocorreram em União da Vitória e Porto União - Paraná e Santa Catarina, respectivamente -, cidades criadas a partir do término da Guerra do Contestado, divididas na sua região central, pelos trilho da extinta Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, uma das principais causadoras da Guerra do Contestado, onde buscou-se agregar produções científicas e ações populares, promovendo o debate e a reflexão geográfica e áreas afins nos conclaves diários, a partir das apresentações e discussões de trabalhos originais. Os anais que apresentados, trazem estudos e informações históricas e geográficas atuais, assim como as experiências, e as recomendações no âmbito das questões que norteiam o Contestado nos seus 110 anos.
Esses anais trazem estudos riquíssimos na relação sociedade-natureza no espaço-tempo registrado no Contestado paranaense e catarinense, nesses 110 anos da guerra, desde as questões fundiárias como herança que marca as desigualdades na Microrregião de União da Vitória. Há, ainda, o papel das mulheres no território contestadense, com destaque para os direitos a partir das memórias de lutas da população cabocla. As discussões do papel do Contestado no pensamento latino-americano também são tratadas, a exemplo da erva mate no Contestado regional e internacional, mas, também, a questão da segurança alimentar regional, dentre outros fatores geográficos que explicam o Contestado no presente, alavancado pelo passado, mas com as lentes focadas no futuro das pessoas que vivem e fazem o Contestado existir como base de existência de uma civilização secular e milenar no sertão do Paraná e de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Cesar Fraga, Universidade Estadual de Londrina

Professor no Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (GEOTMAC/UEL) e do Observatório da Região e da Guerra do Contestado (ORGC/UEL)

Referências

Múltiplas

Downloads

Publicado

25-06-2025

Como Citar

Fraga, N. C. (2025). Dossiê 110 anos da Guerra do Contestado. Geographia Opportuno Tempore, 11(1), e53295. https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.53295