Entre feitiços, porretes e êxtases: cinema e perseguições religiosas no Rio de Janeiro da Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2025v18n35p397-426

Palavras-chave:

Cinema , Primeira República, Religiões afro-brasileiras, Rio de Janeiro, Quo Vadis?

Resumo

O artigo tem como objetivo articular a presença do filme Quo Vadis? (Cines, Itália) no circuito exibidor carioca ao momento sociopolítico da Primeira República, no qual a perseguição às religiões de matriz africana era bastante presente na cena pública. Nossa hipótese principal é a de que o consumo da obra atuou no embranquecimento dos sujeitos-alvos da perseguição religiosa e em um consequente apagamento tanto dessa perseguição quanto daqueles que eram alvos da polícia e de outros agentes. As fontes selecionadas são os anúncios veiculados pelos exibidores nos jornais, algumas crônicas encontradas sobre a presença do filme nas salas de cinemas e a própria obra cinematográfica. Escolhemos o paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg, para analisar as fontes escritas.

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Biografia do Autor

Pedro Vinicius Asterito Lapera, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional.

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

LAPERA, Pedro Vinicius Asterito. Entre feitiços, porretes e êxtases: cinema e perseguições religiosas no Rio de Janeiro da Primeira República. Antíteses, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 397–426, 2025. DOI: 10.5433/1984-3356.2025v18n35p397-426. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/50981. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos