Linguística Aplicada Crítica e análise de material didático: reflexões para a realidade local brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p256-280

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Crítica, Material Didático, BNCC

Resumo

Esta pesquisa buscou, a partir de diálogos críticos em Linguística Aplicada (Canagarajah, 1999; Pennycook, 1998, 2021; Kumaravadivelu, 2016; Lima, 2017; Lopes, 1996, 2009; Lopes; Fabrício, 2019; Farias; Silva, 2020) e da BNCC (Brasil, 2018), explorar um capítulo do material didático English and More!, a fim de investigarmos se as perspectivas críticas em LA, que tratam da importância da inclusão de questões políticas e socioculturais para o ensino de inglês, se evidenciam nas atividades propostas. Para isso, realizamos uma leitura analítica dos conteúdos e, em um segundo momento, analisamos a proposta didática nos fundamentando na LAC em diálogo com a BNCC e seus cinco eixos organizadores - oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. Os resultados demonstraram que as atividades apresentadas promovem uma vertente crítica baseada na BNCC, uma vez que proporcionam a oportunidade do questionamento, da reflexão como parte da experiência de aprender inglês. Além disso, apesar de algumas lacunas apontadas no material, nota-se uma aproximação com vertentes críticas em LA, especialmente na valorização dos saberes locais dos estudantes e no trabalho de temáticas que englobam aspectos ideológicos da linguagem, aspectos da diferença na vida político-social e a leitura guiada pelo questionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleisla Thais Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora do Grupo LAEHC (UFOP/CNPq). Suas pesquisas contam com fomento do CNPq.

 

Fernando Silvério de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Posletras) da mesma instituição.

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p.3, 27 jan. 2010. Edição Extra. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7084.htm. Acesso em: 21 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CANAGARAJAH, A. S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 1999.

CURIEL, O. Construindo metodologias feministas a partir do feminismo decolonial. In: HOLLANDA, H. B. Pensamento feminista hoje. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 124-145.

DADOS, N.; CONNEL, R. The Global South. Contexts, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 12-13, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/1536504212436479. Acesso em: 27 abr. 2024.

DIAS, R.; NÓBREGA, D. G. A. Multiliteracies and Learning: an analysis of an english high school textbook for the brazilian context. Open Minds International Journal, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 80-94, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.157. Acesso em: 25 abr. 2024.

FARIAS, P. F.; SILVA, L. "I'm gonna leave you with the backlash blues": uma análise acerca da concepção do ensino de língua inglesa na base nacional comum curricular sob o viés da pedagogia crítica. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 137-157, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p137-157. Acesso em: 21 nov. 2024.

FIGUEIREDO, C. J. O falante nativo de inglês versus o falante não-nativo: representações e percepções em uma sala de aula de inglês. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 67-92, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15382. Acesso em: 23 ago. 2024.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

JENKINS, J. English as a Lingua Franca from the classroom to the classroom. ELT Journal, London, v. 66, n. 4. p. 486-494, Oct. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/elt/ccs040. Acesso em: 23 abr. 2024.

KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: can the subaltern Act?. TesoL Quarterly, Washington, v. 50, n. 1, p. 66-85, Oct. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tesq.202. Acesso em: 27 jun. 2024.

LEFFA, V. J. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. rev. Pelotas: Educat, 2007.

LIMA, F. S. Trajetórias em espiral: a formação histórico-cultural de professores de Inglês. 2017. 318 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150945. Acesso em: 21 nov. 2024.

LIMA, F. S.; MAPA, T. V. P. O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 21, n. 2, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454. Acesso em: 21 nov. 2024.

LIMA, F. S.; MAPA, T. V. P. O presencial, o remoto e o caos: Perezhivanie de uma estudante de Letras. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 28, n. 2, p. 84-104, 2023. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3609/. Acesso em: 21 nov. 2024.

LIMA, F. S.; MENDES, G. T. Sobre quando decidi fazer Letras: perezhivanie e trajetórias narrativas. The ESPecialist, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 183-207, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353. Acesso em: 21 nov. 2024.

LOPES, L. P. da M. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009. p. 11-24.

LOPES, L. P. da M. Oficina de linguística aplicada. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 1996.

LOPES, L. P. da M.; FABRÍCIO, B. F. Por uma 'proximidade crítica' nos estudos em linguística aplicada. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 17, n. 4, p. 711-723, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: 30 jun. 2024.

OLIVEIRA, W. D. de; BARBOSA, J. B.; SILVA, G. Análise do livro didático de língua inglesa à luz da Base Nacional Comum Curricular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59049. Acesso em: 25 abr. 2024.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical re-introduction. 2nd ed. New York: Routledge, 2021.

PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 23-49.

PEREIRA, E de O.; CASTILHO, M. L. A BNCC e o livro didático de inglês: (im)possibilidades de ensino ativo. LínguaTec, Bento Gonçalves, v. 6, n. 2, p. 50-64, nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5449. Acesso em: 25 abr. 2024.

ROSA, G. da C.; DUBOC, A. P.; SIQUEIRA, S. Inglês como Língua Franca (ILF) em campo: reflexos e refrações na BNCC. Perspectiva, Florianópolis, v. 41, n. 1, p. 1-25, 2023. Disponível: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92461. Acesso em: 21 nov. 2024.

SANTOS, B de S.; MENESES, M. (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

WEIGEL, A.; RESCHKE, T. English and more! língua inglesa. São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/obras-especificas/lingua-inglesa/english-and-more. Acesso em: 28 out. 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

MENDES, Gleisla Thais; LIMA, Fernando Silvério de. Linguística Aplicada Crítica e análise de material didático: reflexões para a realidade local brasileira. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 256–280, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p256-280. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51740. Acesso em: 15 dez. 2025.