Linguística Aplicada Crítica e análise de material didático: reflexões para a realidade local brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p256-280Palavras-chave:
Linguística Aplicada Crítica, Material Didático, BNCCResumo
Esta pesquisa buscou, a partir de diálogos críticos em Linguística Aplicada (Canagarajah, 1999; Pennycook, 1998, 2021; Kumaravadivelu, 2016; Lima, 2017; Lopes, 1996, 2009; Lopes; Fabrício, 2019; Farias; Silva, 2020) e da BNCC (Brasil, 2018), explorar um capítulo do material didático English and More!, a fim de investigarmos se as perspectivas críticas em LA, que tratam da importância da inclusão de questões políticas e socioculturais para o ensino de inglês, se evidenciam nas atividades propostas. Para isso, realizamos uma leitura analítica dos conteúdos e, em um segundo momento, analisamos a proposta didática nos fundamentando na LAC em diálogo com a BNCC e seus cinco eixos organizadores - oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. Os resultados demonstraram que as atividades apresentadas promovem uma vertente crítica baseada na BNCC, uma vez que proporcionam a oportunidade do questionamento, da reflexão como parte da experiência de aprender inglês. Além disso, apesar de algumas lacunas apontadas no material, nota-se uma aproximação com vertentes críticas em LA, especialmente na valorização dos saberes locais dos estudantes e no trabalho de temáticas que englobam aspectos ideológicos da linguagem, aspectos da diferença na vida político-social e a leitura guiada pelo questionamento.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p.3, 27 jan. 2010. Edição Extra. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7084.htm. Acesso em: 21 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CANAGARAJAH, A. S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 1999.
CURIEL, O. Construindo metodologias feministas a partir do feminismo decolonial. In: HOLLANDA, H. B. Pensamento feminista hoje. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 124-145.
DADOS, N.; CONNEL, R. The Global South. Contexts, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 12-13, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/1536504212436479. Acesso em: 27 abr. 2024.
DIAS, R.; NÓBREGA, D. G. A. Multiliteracies and Learning: an analysis of an english high school textbook for the brazilian context. Open Minds International Journal, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 80-94, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.157. Acesso em: 25 abr. 2024.
FARIAS, P. F.; SILVA, L. "I'm gonna leave you with the backlash blues": uma análise acerca da concepção do ensino de língua inglesa na base nacional comum curricular sob o viés da pedagogia crítica. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 137-157, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p137-157. Acesso em: 21 nov. 2024.
FIGUEIREDO, C. J. O falante nativo de inglês versus o falante não-nativo: representações e percepções em uma sala de aula de inglês. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 67-92, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15382. Acesso em: 23 ago. 2024.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
JENKINS, J. English as a Lingua Franca from the classroom to the classroom. ELT Journal, London, v. 66, n. 4. p. 486-494, Oct. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/elt/ccs040. Acesso em: 23 abr. 2024.
KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: can the subaltern Act?. TesoL Quarterly, Washington, v. 50, n. 1, p. 66-85, Oct. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tesq.202. Acesso em: 27 jun. 2024.
LEFFA, V. J. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. rev. Pelotas: Educat, 2007.
LIMA, F. S. Trajetórias em espiral: a formação histórico-cultural de professores de Inglês. 2017. 318 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150945. Acesso em: 21 nov. 2024.
LIMA, F. S.; MAPA, T. V. P. O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 21, n. 2, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454. Acesso em: 21 nov. 2024.
LIMA, F. S.; MAPA, T. V. P. O presencial, o remoto e o caos: Perezhivanie de uma estudante de Letras. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 28, n. 2, p. 84-104, 2023. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3609/. Acesso em: 21 nov. 2024.
LIMA, F. S.; MENDES, G. T. Sobre quando decidi fazer Letras: perezhivanie e trajetórias narrativas. The ESPecialist, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 183-207, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66353. Acesso em: 21 nov. 2024.
LOPES, L. P. da M. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009. p. 11-24.
LOPES, L. P. da M. Oficina de linguística aplicada. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
LOPES, L. P. da M.; FABRÍCIO, B. F. Por uma 'proximidade crítica' nos estudos em linguística aplicada. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 17, n. 4, p. 711-723, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: 30 jun. 2024.
OLIVEIRA, W. D. de; BARBOSA, J. B.; SILVA, G. Análise do livro didático de língua inglesa à luz da Base Nacional Comum Curricular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59049. Acesso em: 25 abr. 2024.
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical re-introduction. 2nd ed. New York: Routledge, 2021.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 23-49.
PEREIRA, E de O.; CASTILHO, M. L. A BNCC e o livro didático de inglês: (im)possibilidades de ensino ativo. LínguaTec, Bento Gonçalves, v. 6, n. 2, p. 50-64, nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5449. Acesso em: 25 abr. 2024.
ROSA, G. da C.; DUBOC, A. P.; SIQUEIRA, S. Inglês como Língua Franca (ILF) em campo: reflexos e refrações na BNCC. Perspectiva, Florianópolis, v. 41, n. 1, p. 1-25, 2023. Disponível: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92461. Acesso em: 21 nov. 2024.
SANTOS, B de S.; MENESES, M. (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
WEIGEL, A.; RESCHKE, T. English and more! língua inglesa. São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/obras-especificas/lingua-inglesa/english-and-more. Acesso em: 28 out. 2024.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleisla Thais Mendes, Fernando Silvério de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do/s autor/es.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.













