Representações sociais sobre professores luso-brasileiros de língua materna atuantes no ensino remoto básico em textos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p167-187Palavras-chave:
Representações sociais, Professores luso-brasileiros, Língua portuguesaResumo
Neste artigo, motivados pelo questionamento: Que representações sociais são (re)produzidas sobre professores luso-brasileiros de língua portuguesa da educação básica atuantes no ensino remoto, no Brasil e em Portugal, a partir do disposto em textos acadêmicos veiculados on-line? Objetivamos analisar representações sociais (re)produzidas sobre professores luso-brasileiros de língua portuguesa da educação básica atuantes no ensino remoto subjacentes em textos acadêmicos on-line. Teoricamente, partimos de trabalhos sobre representações sociais, figuras docentes e ensino de língua portuguesa, a exemplo de Moscovici (2015), Valentim (2022), Mendonça (2021), entre outros estudiosos. Metodologicamente, seguimos o desenho de pesquisa qualitativa, de inspiração netnográfica, para realizar uma pesquisa documental na Linguística Aplicada indisciplinar. Os corpora documentais foram constituídos por 04 artigos, selecionados em plataformas acadêmicas luso-brasileiras, e foram (pré)analisados pelo software IRaMuTeQ e pela leitura verticalizada feita pelo pesquisador, a partir de fragmentos textuais sobre o tema. Conforme análise de dados, esse duplo movimento analítico permitiu identificarmos indícios de representações sociais. No processo de atribuição de sentidos à figura docente, reconhecemos dimensões representativas que contemplam o professor por sua função profissional e por seu valor simbólico. Esses indícios representativos percepcionam esse profissional como “professor (re)inventado”, à medida que sinalizam o processo de constituição representacional.
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