Representações sociais sobre professores luso-brasileiros de língua materna atuantes no ensino remoto básico em textos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p167-187

Palavras-chave:

Representações sociais, Professores luso-brasileiros, Língua portuguesa

Resumo

 Neste artigo, motivados pelo questionamento: Que representações sociais são (re)produzidas sobre professores luso-brasileiros de língua portuguesa da educação básica atuantes no ensino remoto, no Brasil e em Portugal, a partir do disposto em textos acadêmicos veiculados on-line? Objetivamos analisar representações sociais (re)produzidas sobre professores luso-brasileiros de língua portuguesa da educação básica atuantes no ensino remoto subjacentes em textos acadêmicos on-line. Teoricamente, partimos de trabalhos sobre representações sociais, figuras docentes e ensino de língua portuguesa, a exemplo de Moscovici (2015), Valentim (2022), Mendonça (2021), entre outros estudiosos. Metodologicamente, seguimos o desenho de pesquisa qualitativa, de inspiração netnográfica, para realizar uma pesquisa documental na Linguística Aplicada indisciplinar. Os corpora documentais foram constituídos por 04 artigos, selecionados em plataformas acadêmicas luso-brasileiras, e foram (pré)analisados pelo software IRaMuTeQ e pela leitura verticalizada feita pelo pesquisador, a partir de fragmentos textuais sobre o tema. Conforme análise de dados, esse duplo movimento analítico permitiu identificarmos indícios de representações sociais. No processo de atribuição de sentidos à figura docente, reconhecemos dimensões representativas que contemplam o professor por sua função profissional e por seu valor simbólico. Esses indícios representativos percepcionam esse profissional como “professor (re)inventado”, à medida que sinalizam o processo de constituição representacional.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo Ferreira Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Paulo Ricardo Ferreira Pereira é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com estágio doutoral realizado na Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade do Porto (U.PORTO), no âmbito da bolsa de estudos do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES; mestre em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG); especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (CEFLE), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); aperfeiçoado em Tecnologia Educacional, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/Universidade Aberta do Brasil (UAB); e graduado em Letras - Língua Portuguesa (UFCG). Na graduação, foi aluno bolsista dos projetos de iniciação científica PIBIC (2016-2017/CNPq/UFCG), PIVIC (2017-2018/CNPq/UFCG) e PIBIC (2018-2019/CNPq/UFCG), professor voluntário de gramática e redação do Pré-Vestibular Solidário (PVS) e monitor do curso de extensão "Didatização de Gêneros Textuais no Ensino Fundamental", parceria entre professores da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) e a Secretaria de Educação de Campina Grande (SEDUC-CG). Foi um dos organizadores da cartilha Desengavetando a pandemia à luz da educação: tem coisa que só o professor sabe explicar (Editora Leve, 2020) e dos e-books Pesquisa, Ensino e Extensão: experiências e transformação profissional em contexto pandêmico (Arco Editores, 2021) e Entre regulamentar e realizar: ensino remoto em análise (prescrições experiências) (Ed. dos Autores, 2023). Atualmente desenvolve pesquisas sob orientação no campo da Linguística Aplicada numa vertente indisciplinar, com foco nas reflexões sobre formação docente, currículo e ensino de eixos/objetos de língua portuguesa.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Denise Lino de Araújo é Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada (LA), numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de Português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas, orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Idealizadora e coordenadora do projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Coordenadora PIBID- LETRAS/CH/UFCG 2022-2024. Ex-tutora do PET-LETRAS/UFCG; Ex- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG ORCID https://orcid.org/0000-0002-5426-340X

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Publicado

14-10-2025

Como Citar

PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira; ARAÚJO, Denise Lino de. Representações sociais sobre professores luso-brasileiros de língua materna atuantes no ensino remoto básico em textos acadêmicos. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 4, p. 167–187, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n4p167-187. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/52994. Acesso em: 7 dez. 2025.