“Português língua da ciência”: reflexões sobre pluricentrismo linguístico, escrita e poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p146-166

Palavras-chave:

Português língua pluricêntrica, Escrita, Letramento Acadêmico

Resumo

Neste texto, partindo da análise de concepções e valorações acerca da escrita em português na esfera acadêmica, objetivo promover uma reflexão sobre o caráter pluricêntrico dessa língua. Focalizo, para tanto, enunciados produzidos por docentes atuantes em um curso de formação de professores de uma universidade de Timor-Leste, país multilíngue que tem o português como língua oficial e de instrução, ao lado do tétum. Para a análise dos enunciados, articulam-se preceitos dos estudos discursivos da arquitetônica bakhtiniana (Bakhtin, 1998; 2011; Volóchinov [Círculo de Bakhtin], 2018) com os Novos Estudos do Letramentos (Street, 1984), em especial os Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014; Lillis; 1999). De forma geral, a análise evidencia que as orientações para o desenvolvimento das práticas com a escrita no ambiente investigado estão imbricadas: (i) à correspondência da modalidade escrita de variedades dominantes do português à cientificidade; (ii) a traços etnocêntricos da concepção de letramento; e (iii) a elementos que traduzem o que Lillis (1999) denominou como “prática institucional do mistério”.

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Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenadora do programa de extensão "Acolhimento em línguas e ensino de português" (UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (UNICAMP/ CNPq) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC). É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), mestre em Educação (ênfase em Ensino e Formação de Educadores) pela UFSC, e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2022-2024) com bolsa do CNPq. Foi professora de língua portuguesa na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), na Coreia do Sul (2017-2022). De 2014 a 2016, integrou a missão brasileira de cooperação internacional como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Educadores no Programa de Qualificação de Docentes em Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES/MRE).

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Publicado

14-10-2025

Como Citar

GUIMARÃES, Joice Eloi. “Português língua da ciência”: reflexões sobre pluricentrismo linguístico, escrita e poder . Entretextos, Londrina, v. 25, n. 4, p. 146–166, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n4p146-166. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/52997. Acesso em: 7 dez. 2025.