“Português língua da ciência”: reflexões sobre pluricentrismo linguístico, escrita e poder
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p146-166Palavras-chave:
Português língua pluricêntrica, Escrita, Letramento AcadêmicoResumo
Neste texto, partindo da análise de concepções e valorações acerca da escrita em português na esfera acadêmica, objetivo promover uma reflexão sobre o caráter pluricêntrico dessa língua. Focalizo, para tanto, enunciados produzidos por docentes atuantes em um curso de formação de professores de uma universidade de Timor-Leste, país multilíngue que tem o português como língua oficial e de instrução, ao lado do tétum. Para a análise dos enunciados, articulam-se preceitos dos estudos discursivos da arquitetônica bakhtiniana (Bakhtin, 1998; 2011; Volóchinov [Círculo de Bakhtin], 2018) com os Novos Estudos do Letramentos (Street, 1984), em especial os Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014; Lillis; 1999). De forma geral, a análise evidencia que as orientações para o desenvolvimento das práticas com a escrita no ambiente investigado estão imbricadas: (i) à correspondência da modalidade escrita de variedades dominantes do português à cientificidade; (ii) a traços etnocêntricos da concepção de letramento; e (iii) a elementos que traduzem o que Lillis (1999) denominou como “prática institucional do mistério”.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, D. B. Um olhar pluricêntrico no ensino de português língua não materna: o papel das literaturas africana, macaense e timorense. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, p. 1-12, dez. 2021. Número especial 6, Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15427. Acesso em: 16 fev. 2023.
ALBUQUERQUE, D. B.; MULINACCI, R. A importância de não ser “pluricêntrico”. Teoria e práxis da (desejada) internacionalização do português. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 3. p. 1-24, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2335. Acesso em: 4 mar. 2025.
ÀVILA-REYES, N. Cinco ejes para un modelo complejo de las literacidades
en la universidad. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 17, p. 1-24, 2024. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/39784. Acesso em: 4 mar. 2025.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética. 4. ed. São Paulo: Hucitec: Annablume, 1998.
BATOREÓ, H. J. Que gramática(s) temos para estudar o Português língua pluricêntrica? Revista Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. Rio de Janeiro, v. 16, p. 1-15, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/4023/15515. Acesso em: 30 jul. 2025.
CADERNO SEMINAL DIGITAL. Rio de Janeiro, n. 42, 17 ago. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/seminal.2022.68713.
CLYNE, M. Pluricentric languages: differing norms in different nations. Berlin: Mouton de Gruyter, 1992.
DUARTE, I. M. Formação contínua de professores: ensinar português como língua pluricêntrica. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 26, p. 35-54, 2022.
FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FIAD, R. S. Uma prática de letramento acadêmico sob análise. In: Fiad, R. S. Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 201-222.
FISCHER, A. Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmica. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 215-228, maio/ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2072. Acesso em: 2 mar. 2025.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
GUIMARÃES, J. E. Da formação ao ato pedagógico: caminhos do ensino da escrita por professores timorenses. 2020. 230 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
GUIMARÃES, J. E. Ensino de português em contexto multilíngue: hibridização e hierarquização linguística. Revista Todas as Letras, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16117. Acesso em: 9 jun. 2025.
GUIMARÃES, J. E. Norma e variação no ensino da escrita em português: pluricentrismo linguístico em debate. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, DF, ano 23, n. 1, p. 1-15, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53329. Acesso em: 9 jun. 2025.
LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Trad. Adriana Fischer e Fabiana Komesu. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.
LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Oxfordshire, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
DOI: https://doi.org/10.1080/03075079812331380364.
LILLIS, T. “Whose Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.
NAVARRO, F. Prólogo: ¿Enculturación o justicia? Tensiones entre
competencias y prácticas académicas en la enseñanza de la escritura. In: RENGIFO-MATTOS, K.; OCHOA-VILLANUEVA, E. M. (coord.). Centros y programas de escritura: estrategias y modelos. Guadalajara: ITESO, 2024, p. 6-18. (Literacidad y Pedagogía; 3).
OLIVEIRA, G. M.; JESUS, P. C. S. G. de. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o portal do professor de português língua estrangeira/língua não materna (PPLE). Domínios da Linguagem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1043-1070, 2018.
REVISTA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Salvador, n. 73, 27 set. 2022.
SILVA, A. S. da. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In. SILVA, A. S. da. O português na casa do mundo hoje. Braga: Universidade Católica Portuguesa de Braga, 2018, p. 111-132.
SOARES, J. Práticas de letramentos de estudantes no curso de português para fins acadêmicos na FEAH-UNTL. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45034. Acesso em: 16 abr. 2025.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.
STREET, B. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 33, p. 51-71, 2013.
TIMOR-LESTE. República Democrática. Decreto n. 1 /2004 de 14 de Abril. O padrão ortográfico da língua Tétum. Timor-Leste: Conselho de Ministros, 2004. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.mj.gov.tl/jornal/public/docs/2002_2005/decreto_governo/1_2004.pdf. Acesso em: 4 abr. 2025.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Trad., notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joice Eloi Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do/s autor/es.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.













