Apresentação do dossiê “Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo”

Autores

Palavras-chave:

Lusofonia;, Pluricentrismo, Internacionalização

Resumo

O dossiê aborda três conceitos fundamentais para compreender a presença e a dinâmica da língua portuguesa no mundo: lusofonia, pluricentrismo e internacionalização. A lusofonia é entendida de forma ampla e inclusiva, como o conjunto das comunidades falantes e dos grupos que mantêm vínculos culturais com o universo lusófono. O pluricentrismo, por sua vez, trata da existência de múltiplos centros linguísticos, sobretudo o português brasileiro e o europeu, destacando a complexidade das relações entre normas e processos de padronização. Já a internacionalização envolve tanto o movimento de inserção global das instituições de ensino superior quanto as ações voltadas à difusão e promoção do português em escala internacional, configurando-se como uma força de expansão da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Borges de Albuquerque, Nankai University

Professor Associado da Escola de Estudos Estrangeiros da Universidade Nankai (Tianjin, China). Estágio Pós-Doutoral no PPLIN (Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma investigação sobre o Fórum de Macau e a internacionalização da língua portuguesa. Coordenador da Comissão para as Línguas Ameaçadas (CLAm) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística e Licenciado em Letras - Português do Brasil como segunda língua (PBSL) pela mesma universidade.

Jefferson Evaristo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Língua Portuguesa pela UERJ (2020) e doutor em Letras Neolatinas (língua italiana) pela UFRJ (2019). Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italiana - Tradução, ambos pela UERJ. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na UERJ. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Ensino de português; Ensino de português como língua não materna; Contato Linguístico; Políticas linguísticas; Internacionalização da língua portuguesa; Materiais de leitura e produção de textos em Língua Portuguesa.

Luciane Boganika, Université Rennes 2

Possui Graduação em Letras Português (2009) e em Letras Francês (2010) pela Universidade Federal do Paraná | UFPR. É Mestre em Linguística - Ensino e Difusão do Francês como Língua Estrangeira e Segunda, pela Université Lumière Lyon 2, França (2012), com Diploma Revalidado pela Universidade Federal do Paraná | UFPR (2016). Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná | UFPR e pela Université Grenoble Alpes (cotutela, 2018), e Pós-Doutora pela Université Rennes 2, França, e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro | UERJ. Atualmente, é Maîtresse de Conférences (Professora Associada) de Português no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) e Pesquisadora Permanente na Equipe de Pesquisa ERIMIT | Equipe de Recherches Interlangues: Mémoires, Identités, Territoires, no Eixo REEHL | Recherche sur les Espaces Hispanophones et Lusophones na Université Rennes 2

Monique Carbone Cintra, University for Foreigners of Siena

Desde outubro de 2023 é professora, com contrato permanente, do CLASS da Università per Stranieri di Siena (UNISTRASI - Itália). É responsável pelas disciplinas de Língua Portuguesa oferecidas nos cursos de graduação de "Mediazione Linguistica e Culturale" e de "Plurilinguismo, Traduzione e Interpretazione" na UNISTRASI. No período de setembro de 2018 a setembro de 2023, foi professora da disciplina "Língua Portuguesa e Brasileira 1" na pós-graduação do Departamento de Letras Modernas da Universidade de Perugia (Unipg), na Itália, no curso de Laurea Magistrale. É doutora em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), em cotutela com a Universidade de Veneza Ca Foscari (Itália). Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, (2016) - campus de Araraquara, e mestrado em "Línguas, Literaturas Comparadas e Tradução Intercultural" pela Università degli Studi di Perugia (2017). É graduada em Letras (Português e Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, (2012).

Referências

ALBUQUERQUE, D. A internacionalização da língua portuguesa. O que é? Por quê? Para quem? Como? Revista de Estudos de Português Língua Internacional, v. 2, n. 2, p. 31-52, 2023.

ALBUQUERQUE, D.; MULINACCI, R. A importância de não ser “pluricêntrico”: teoria e práxis da (desejada) internacionalização do português. Revista Letras Raras, v. 13, n. 3, p. e–2335, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12752753.

CASTRO, J. M. Os filhos esquecidos do Império. Lisboa: Parsifal, 2014.

FARACO, C. A. Lusofonia: utopia ou quimera? Língua, história e política. In: LOBO, T.; CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J.; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, S. (orgs.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. pp. 31-50.

MULINACCI, R. Não falem português, falem brasilês. Algumas notas sobre a noção de português como “língua internacional”. In: TEIXEIRA, J. (org.). O português como língua internacional num mundo global. Problemas e potencialidades. Famalicão: Húmus, 2016. pp. 103-127.

SANTOS FILHO, J. Internacionalização da educação superior: redefinições, justificativas e estratégias. Série-Estudos, v. 25, n. 53, p. 11-34, 2020.

SILVA, A. S. The pluricentricity of Portuguese: A sociolectometrical approach to divergence between European and Brazilian Portuguese. In: SILVA, A. S. (ed.). Pluricentricity: Language Variation and Sociocognitive Dimensions. Berlin: Mouton de Gruyter, 2014. pp. 143-188.

SILVA, A. S. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In: BARROSO, H. (coord.). O Português na Casa do Mundo. Famalicão: Húmus, 2018. pp. 111-132.

Downloads

Publicado

14-10-2025

Como Citar

BORGES DE ALBUQUERQUE, Davi; EVARISTO, Jefferson; BOGANIKA, Luciane; CARBONE CINTRA, Monique. Apresentação do dossiê “Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo”. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 4, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/54008. Acesso em: 7 dez. 2025.