Crises, Contradições e Caminhos: uma leitura crítica de Crônicas Anticapitalistas

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Luta de classes, Socialismo

Resumo

Crônicas Anticapitalistas: um Guia Para a Luta de Classes no Século XXI (Harvey, 2024) apresenta uma crítica contundente ao capitalismo neoliberal, abordando suas crises econômicas, políticas e ambientais. Harvey analisa o esgotamento das promessas neoliberais e a ascensão do neofascismo, destacando a necessidade de alternativas socialistas, baseadas na luta de classes. A resenha problematiza a ênfase do autor na espoliação como fator central da acumulação capitalista, sem considerar a persistente exploração no processo de produção. Além disso, critica a visão eurocêntrica de Harvey, que desconsidera o papel crucial das revoluções socialistas no Sul Global, onde o nacionalismo se materializou como resistência ao imperialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Fabiano de Souza Filho, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL).

Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Visitante no PPGEO da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Referências

HARVEY, David. Crônicas anticapitalistas: um guia para a luta de classes no século XXI. Tradução: Artur Renzo. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2024.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque. A ascensão do capitalismo do desastre. Tradução: Vania Cury. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Souza Filho, O. F. de, & Veiga, L. A. (2025). Crises, Contradições e Caminhos: uma leitura crítica de Crônicas Anticapitalistas. Geografia (Londrina), 34(2), 1–5. Recuperado de https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/52100

Edição

Seção

Resenhas