Crises, Contradições e Caminhos: uma leitura crítica de Crônicas Anticapitalistas
Palavras-chave:
Neoliberalismo, Luta de classes, SocialismoResumo
Crônicas Anticapitalistas: um Guia Para a Luta de Classes no Século XXI (Harvey, 2024) apresenta uma crítica contundente ao capitalismo neoliberal, abordando suas crises econômicas, políticas e ambientais. Harvey analisa o esgotamento das promessas neoliberais e a ascensão do neofascismo, destacando a necessidade de alternativas socialistas, baseadas na luta de classes. A resenha problematiza a ênfase do autor na espoliação como fator central da acumulação capitalista, sem considerar a persistente exploração no processo de produção. Além disso, critica a visão eurocêntrica de Harvey, que desconsidera o papel crucial das revoluções socialistas no Sul Global, onde o nacionalismo se materializou como resistência ao imperialismo.
Downloads
Referências
HARVEY, David. Crônicas anticapitalistas: um guia para a luta de classes no século XXI. Tradução: Artur Renzo. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2024.
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque. A ascensão do capitalismo do desastre. Tradução: Vania Cury. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Osmar Fabiano de Souza Filho, Léia Aparecida Veiga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











