O sistema nacional de emprego em Londrina: uma análise geográfica do lugar de moradia e o acesso ao emprego
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n3p5Resumo
O presente trabalho objetiva realizar uma análise entre o espaço urbano da cidade de Londrina com a pesquisa empírica da classe trabalhadora atendida pelo Sistema Nacional de Emprego. Na espacialização dos dados colhidos através de questionário foi possível verificar a lógica empresarial em selecionar os candidatos a um emprego pelo local em que residem. A distância e a mobilidade restrita são entendidas como condicionantes das atividades e da prática social dos homens. Nesse sentido, a localização das pessoas em bairros periféricos numa cidade média como Londrina, aponta a fenômenos antes visualizados em grandes metrópoles e que, atualmente, configuram-se como estratégias de reprodução do processo de acumulação do capital em escala local. A precarização das atividades dos trabalhadores e sua manutenção como meros reprodutores de força de trabalho estão, em parte, ligada a sua localização no espaço, resultante, muito mais de decisões políticas e de mercado do que, propriamente, de eficiência dos governos locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











