Mapeamento de competências e conhecimentos organizacionais na Divisão Central de Bibliotecas do IFPA - Campus Belém
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p50Palavras-chave:
Competência organizacional, Conhecimento organizacional, Gestão do conhecimento, Biblioteca universitáriaResumo
Objetivo: mapear as competências e os conhecimentos organizacionais na Divisão Central de Bibliotecas do Instituto Federal do Pará, Campus Belém.
Metodologia: adota caracteriza a pesquisa como descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, além de natureza básica. Tendo como métodos de pesquisa: bibliográfica, documental e de campo; instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico e documental e o uso de formulário eletrônico.
Resultados: dentre a análise é observável o mapeamento de 11 conhecimentos associados a categoria Gestão e Técnico; 28 habilidades categorizadas em Gestão, Técnica, Tecnológica e Comportamento e; 96 atitudes pertinentes ao perfil do servidor, também, categorizadas em Gestão, Técnica e Comportamento.
Conclusões: é perceptível que tanto o esperando quanto o que está presente na rotina da equipe são competências organizacionais que garantem a qualidade dos produtos, a entrega dos serviços e o tratamento da informação de forma eficiente. Destacasse a presença de Competências Organizacionais relacionadas ao conhecimento, habilidade e atitude que são específicas de cada setor por estarem diretamente ligadas as atividades executadas e outros aspectos relacionados
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