Proibição de publicidade enganosa: análise sob a luz da confiança como forma de proteção à livre concorrência a partir da doutrina dos pioneiros consumeristas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2025v29n2p38-53

Palavras-chave:

Concorrência, Oferta, Publicidade, Consumidor, Confiança

Resumo

O presente artigo visa analisar os conceitos e análise doutrinária dos pioneiros do consumerismo sobre a publicidade enganosa, bem como fazer uma relação dessa com a proteção à livre concorrência, tendo em vista que ambas fazem parte do sistema protetivo do consumidor, analisando que ambas são fundamentadas pela proteção das legítimas expectativas, a confiança. Assim, por meio dessa análise histórica dos conceitos, é verificado qual o fundamento da validade dos institutos ao longo das décadas, sendo considerada a confiança como o elemento que dá validade e atualidade a tais conceitos. Utilizou-se a revisão bibliográfica e consulta jurisprudencial para tal finalidade.

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Biografia do Autor

Daniel Wagner Haddad, Universidade Prsbiteriana Mackenzie

Doutorado em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE).  Mestrado em Direitos Difusos e Coletivos na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Graduado em Direito na Universidade Santa Cecilia (UNISANTA). 

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

Haddad, D. W. (2025). Proibição de publicidade enganosa: análise sob a luz da confiança como forma de proteção à livre concorrência a partir da doutrina dos pioneiros consumeristas. Scientia Iuris, 29(2), 38–53. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2025v29n2p38-53