A racionalidade escolar em questão: os trabalhos de memória em educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n2p55Palavras-chave:
Educação, Práticas de ensinoResumo
Partindo de uma análise crítica sobre a racionalidade que caracteriza os fazeres e saberes escolares, o texto tem o objetivo de demonstrar a positividade da inserção dos trabalhos de memória nas práticas de ensino da escola fundamental. Para tanto, apresenta uma discussão sobre a relação entre memória e educação compondo uma base sobre a qual se fundamenta o relato de uma experiência efetiva que transformou os recursos metodológicos da pesquisa histórica e sociológica em uma metodologia de ensino.Downloads
Referências
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CAI'IETII, E. O Sobrevivente. In: Massa e Poder. Trad. Rodolfo Krestan. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1983.
CLASTRES, P. A Sociedade Contra o Estado: pesquisas de Antropologia política. Trad. Theo Santigo. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978.
DAMÁSIO, A. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DE DECCA, E.S. Memória e Cidadania. In: O Direito à memória: Patrimônio Histórico e Cidadania. DPH: Secretaria Municipal de Cultura: Prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo: DPH, 1992.
DEMARTINI, Z. de B.F. Trabalhando com Relatos Orais: reflexões à partir de urna trajetória de pesquisa. Textos 3, 2' série. Centro de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: CERU, 1992.
FORQUIN, J.C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOLEMAN, D. A Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Trad. Marcos Santa Rita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
LOVISOLO, H. A memória e a formação dos homens. Estudos Históricos: Memória. Associação de Pesquisa e Documentação Histórica, Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais: Vértice, v. 2, n. 3, 1989.
MALINOWSKI, B. Magia, Ciência e Religião. Portugal: Edições 70, 1984.
MAUSS, Mareel. Sociologia e Antropologia. trad. Lamberto Puccinelli. São Paulo: EPU, 1974. v. 1
MORIN, E. Ciência com Consciência. Portugal: Publicações Europa-América, 1990.
PAOU, M.C. Memória, História e Cidadania: o Direito ao Passado. In: O Direito à memória: Patrimônio Histórico e Cidadania. DPH: Secretaria Municipal de Cultura: prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo: DPH,1992.
PATIO, M.H. de S. A Produção do Fracasso Escola, histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiróz, 1991.
POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos: memória. Associação de Pesquisa e Documentação Histérica, Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais: Vértice, v. 2, n. 3, 1989.
ROUANET, S.P. O Olhar númista. In: NOVAES, A. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Maria Regina Clivati Capelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























