O uso de imagens HDR para ambientar cenas de renderização de produtos em software tridimensionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.50661

Palavras-chave:

Design de Produtos, imagens HDR, render, software 3D

Resumo

O presente trabalho criou, analisou e demonstrou a contribuição do uso de imagens de Alto Alcance Dinâmico (HDR) como um recurso essencial na ambientação de cenas em renderização digital de produtos. Essa técnica permitiu renderings com uma ampla gama de luminosidade e detalhes, proporcionando resultados visuais mais realistas e imersivos. Ao utilizar imagens HDR, os usuários que trabalham com renderização em ambientes 3D podem simular ambientes naturais, como luz do sol em diferentes horas do dia ou ambientes internos com diversas fontes de iluminação, criando assim, uma atmosfera envolvente ao redor do produto, tornando-o mais atrativo para o público- alvo. O objetivo da pesquisa foi demonstrar como as imagens HDR oferecem maior flexibilidade durante o processo de pós-produção, possibilitando ajustar facilmente a exposição, o contraste e as cores da cena, garantindo que o produto seja apresentado da melhor forma possível. Ao final, demonstra-se que o uso de imagens com HDR na renderização de produtos não apenas eleva a qualidade visual das imagens, mas também aumenta a credibilidade e o apelo estético dos produtos, tornando-os mais atrativos para os consumidores.

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Biografia do Autor

Walter Dutra da Silveira Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1994), Especialista em informática na Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras - MG, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Gráfico, com ênfase em Computação Gráfica - ambientes - 2D e 3D - atuando principalmente nos seguintes temas: design instrucional, software, animação, computação, modelagem e Realidade Virtual.

Célio Teodorico, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983).Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009.É professor Associado do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletro eletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário.Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design. Pesquisas em Design de interações.É professor Associado da Udesc.É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC.Foi Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) do CEART/UDESC.Foi Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 17/03 de 2011 a 16/03 de 2013.Foi Curador Adjunto da 5 Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos.Foi Vice Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós Graduação em Design CEART UDESC.É Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Design de Interações LPDI UDESC. É Chefe do Departamento de Design.

Cláudio Brandão, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2012). Desde 2000 é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenador do Laboratório de Representação Fotográfica/ UDESC. Foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina por 32 anos. Fotógrafo sênior do estúdio Aruera Oficina de Fotografias (Florianópolis, SC, Brasil). Atua na pesquisa da História Social da Fotografia, objeto de seu doutorado. Possui graduação em Engenharia de Operações Modalidade Fabricação Mecânica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977), Licenciatura Plena Para Graduação de Professores pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980).

Rhaíssa Gehrke, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda de Design Industrial pela Universidade Estado de Santa Catarina e técnica em Informática pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama, participou de projetos de pesquisa durante o Ensino Médio e foi presidente do Grêmio Estudantil. Tem experiência em Biologia Geral, com ênfase em Animais Peçonhentos, Invertebrados e Aranhas.

Referências

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

DUTRA DA SILVEIRA NETO, Walter; TEODORICO DOS SANTOS, Célio; DE SÃO PLÁCIDO BRANDÃO, Cláudio; SCHWINDEN GEHRKE, Rhaíssa. O uso de imagens HDR para ambientar cenas de renderização de produtos em software tridimensionais. Projetica, Londrina, v. 16, n. 1, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.50661. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/50661. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia