Identidade visual estratégica

o GNT e o arquétipo do cara comum

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.50666

Palabras clave:

diseño, identidad visual, arquetipos

Resumen

O projeto de uma identidade visual considera aspectos funcionais, simbólicos e estéticos, unificando conhecimentos de diversas áreas além do design. O artigo descreve como o design faz uso dos arquétipos, conceito originado na psicologia junguiana e adaptado para o marketing por Mark e Pearson (2008). A pesquisa é de natureza qualitativa, partindo de uma revisão bibliográfica sobre design gráfico na comunicação e arquétipos, bem como uma análise da campanha de reposicionamento de marca do canal televisivo GNT. Como resultado, identifica-se o uso estratégico do arquétipo do cara comum pela marca, exemplificando os conceitos empregados para representa-lo na identidade uma campanha. Assim, os arquétipos tornam-se um fragmento importante no processo de concepção imagética da marca, atingindo diretamente o profissional do design.

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Biografía del autor/a

Daniel Cruz, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com pesquisa nas áreas de comunicação visual, ensino do design, metodologias projetuais, branding e arquétipos de marca. Bacharel em Design pela UFAM e especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Faculdade Martha Falcão (FMF). Atua profissionalmente em direção de arte, com experiência em agências de publicidade, especialmente no desenvolvimento de campanhas institucionais para órgãos públicos. A produção acadêmica está alinhada à prática de mercado, com ênfase na construção de identidades visuais e estratégias de comunicação.

Sheila Mota, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (2006), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e doutorado em Diseño, Fabricación y Gestión de Proyectos Industriales - Universitat Politècnica de València (2017). Professora do quadro permanente da Universidade Federal do Amazonas, atuando na graduação e na Pós graduação em Design da Faculdade de Tecnologia da UFAM. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: ecodedign, inovação e produtividade, reaproveitamento de materiais, design e território, redesign e ergonomia. Faz parte do grupo de tutores do Projeto SUPER, vice coordenadora do Programa TUPÉ, coordena o TCC em Design (DEG) e o laboratório de representação tridimensional, com ênfase em atividades de modelagem cerâmica. 

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Publicado

2025-06-02

Cómo citar

CRUZ, Daniel; MOTA, Sheila. Identidade visual estratégica: o GNT e o arquétipo do cara comum . Projetica, Londrina, v. 16, n. 1, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.50666. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/50666. Acesso em: 7 dic. 2025.

Número

Sección

Design Grafico: Imagem e Mídia