Linguagem visual e verbal no livro infantil com ilustrações, livro ilustrado e livro-imagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51498Palavras-chave:
livro ilustrado, livro com ilustração, livro-imagem, design editorial, comunicação visualResumo
Livros infantis são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças. Transmitem valores, ensinamentos éticos, identificação e podem ser criados tanto para educação e aprendizado quanto para entretenimento e ampliação da visão de mundo, considerando a complexidade de um livro literário, que não tem necessariamente a função de ensinar. Uma análise cuidadosa e criteriosa de livros infantis pode auxiliar na qualidade literária e no cumprimento de seu papel de forma eficaz e positiva. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a relação texto-imagem de três livros: um com ilustrações, um livro ilustrado e um livro-imagem, considerando os critérios apresentados por Nikolajeva e Scott (2011). A metodologia se baseia em pesquisa de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, delineamento de dados secundários (história do livro ilustrado, relação texto-imagem, relação entre autores e ilustradores) como apoio em Sipe (1998), Salisbury (2012) e Barthes (2006). Espera-se obter dados sobre ambientação, caracterização dos personagens, perspectiva narrativa e temporalidade que possam provocar reflexões sobre o design de livros infantis.
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