Linguagem visual e verbal no livro infantil com ilustrações, livro ilustrado e livro-imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51498

Palavras-chave:

livro ilustrado, livro com ilustração, livro-imagem, design editorial, comunicação visual

Resumo

Livros infantis são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças. Transmitem valores, ensinamentos éticos, identificação e podem ser criados tanto para educação e aprendizado quanto para entretenimento e ampliação da visão de mundo, considerando a complexidade de um livro literário, que não tem necessariamente a função de ensinar. Uma análise cuidadosa e criteriosa de livros infantis pode auxiliar na qualidade literária e no cumprimento de seu papel de forma eficaz e positiva. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a relação texto-imagem de três livros: um com ilustrações, um livro ilustrado e um livro-imagem, considerando os critérios apresentados por Nikolajeva e Scott (2011). A metodologia se baseia em pesquisa de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, delineamento de dados secundários (história do livro ilustrado, relação texto-imagem, relação entre autores e ilustradores) como apoio em Sipe (1998), Salisbury (2012) e Barthes (2006). Espera-se obter dados sobre ambientação, caracterização dos personagens, perspectiva narrativa e temporalidade que possam provocar reflexões sobre o design de livros infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Engenharia de Produção/Gestão Integrada do Design (2004); Mestre em Administração de Empresas/Marketing (2000); Especialista em Arquitetura de Interiores (1997); Especialista em Propaganda e Marketing (1993); Graduada em Desenho Industrial (Design) (1989) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de graduação em Design Gráfico, e na pós-graduação em Gestão Estratégica de Design, do qual é coordenadora. Docente na pós-graduação em cursos nas áreas de Design. Docente no Programa de Mestrado em Comunicação Visual da UEL. Líder do grupo de pesquisa em Gestão do Design da UEL e membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Design e do Centro de Comunicação e Artes (CECAS). Membro do comitê científico de congressos e avaliadora Adhoc de artigos científicos da área de Design; Avaliadora institucional e de cursos de graduação do MEC/INEP/DAES. Editora e membro do conselho editorial da Revista Científica Projética. Membro do comitê editorial técnico pedagógico Infantojuvenil da Editora da UEL (Eduel). Possui experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design e Comunicação Visual, atuando principalmente nas áreas Design Estratégico e Design editorial infantojuvenil, em que se concentram sua pesquisa.

Bruna de Paula Leopize, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (2022), Estudante de Design Gráfico na UEL (2024). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais.

Referências

BARTHES, R. Elementos da Semiologia. Tradução de Izidoro Blikstein. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CAROLL, L. Alice's adventures in wonderland. Chicago: A book Virtual Digital Editoon, 2000. 2v. Disponível em: https://www.adobe.com/be_en/active-use/pdf/Alice_in_Wonderland.pdf. Acesso em jan 2024. Acesso em: set 2024.

COMENIUS, J. A. Orbis sensualium pictus. London: J. R. for Abel Swall, 1689. Disponível em https://archive.org/details/bim_early-english-books-1641-1700_orbis-sensualium-pictus_comenius-johann-amos_1689/mode/2up. Acesso em: set 2024.

FRENCH, J.; WHATLEY, B. (2002) Diary of a Wombat. New York: HarperCollinsChildren'sBooks, (2002)

FRENCH, J. Diary of a Wombat. Nova York: HarperCollins, 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/23tvqna2. Acesso em: jan. 2024.

GOMES, F. W. B; SILVA, L. V. Letramento visual e a leitura de textos multimodais: um olhar sobre a relação entre imagem e texto visual na semiologia de Roland Barthes. In: LACERDA, N. A (org.). Leitura, compreensão de textos e ensino: percepções, letramento visual e multimodalidade em diferentes gêneros e suportes. Teresina: EDUFPI, 2020. p. 9 - 26.

HASLAM, A. O que é um livro?. In: HASLAM, A. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. Tradução de Juliana A. Saad e Sergio Rossi Filho. São Paulo: Rosari, 2010. p. 6-13.

HOFFMAN, H. Der Struwwelpeter. [S. l.: s. n.], 1845. Disponível em: https://archive.org/details/struwwelpetertal0000hoff/page/6/mode/2up?view=theater. Acesso em: jan. 2024.

JONES, D. W. O Castelo Animado. Tradução de Raquel Zampil. Rio de Janeiro: Galera Record, 2021. 279 p.

LEE, S. Lines. São Francisco: Chronicle Books, 2017. 48 p.

NIKOLAJEVA, M; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e Imagens. Tradução de Cid Knipel. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2011. 365 p.

SALISBURY, M.; STYLES, M. A brief history of the picturebook. In: SALISBURY, M.; STYLES, M. Children's picturebooks: the art of visual storytelling. Londres: Laurence King Publishing Ltd., 2012. Cap. 1, p. 10-48.

SIPE, L. R. How picture books work: a semiotically framed theory of text-picture relationships. Children's Literature in Education, New York, v. 29, n. 2, p. 97-108, jun. 1998. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1022459009182

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; DE PAULA LEOPIZE, Bruna. Linguagem visual e verbal no livro infantil com ilustrações, livro ilustrado e livro-imagem . Projetica, Londrina, v. 16, n. 1, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51498. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/51498. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia