Falhas na comunicação interna das organizações: estudo em empresas do segmento de logística em Marília, São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.50565

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Tomada de decisão, Integração de equipe, Falhas na comunicação

Resumo

A comunicação refere-se ao processo de troca de informações, mensagens e conhecimento entre os membros de uma equipe, sendo uma atribuição fundamental para o funcionamento eficaz de uma em­presa, visando promover a compreensão e coesão mútua entre os colaboradores, a fim de todos estarem alinhados com as metas da organização. Assim, este trabalho objetivou identificar os principais motivos que desencadeiam as falhas da comunicação interna nas empresas. Para tanto, optou-se pela pesquisa exploratória/descritiva por meio da pesquisa bibliográfica para se revisar trabalhos já publicados rela­cionados ao assunto, com o intuito de desenvolver uma familiaridade com o tema abordado. Associado à pesquisa bibliográfica, optou-se pela abordagem quantitativa por meio de uma pesquisa de campo em empresas do segmento de logística da cidade de Marília, São Paulo. Para tanto, foi aplicado um questionário fechado, possibilitando o levantamento de dados que serviram como base para uma maior imersão da situação investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Bernava Aguilar, Faculdade de Tecnologia de Garça

Doutora em Educação; Mestre em História; Especialista em Gestão Empresarial; Graduada em Ciências Sociais. Professora da Faculdade de Tecnologia de Garça (Fatec Garça).

Maria Eduarda Amaral Vollu, Faculdade de Tecnologia de Garça

Tecnóloga em Gestão Empresarial; possui MBA em Gestão Tributária Contábil. Atua como Analista de Implantação, com interesse em temas relacionados a administração, sistemas ERP, projetos, educação e literatura.

Referências

ABERJE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. A comunicação interna nas organizações no Brasil. São Paulo: Aberje, 2019. Pesquisa.

ABERJE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Desafios dos profissionais de comunicação coorporativa. São Paulo: Aberje, 2016. Pesquisa.

ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BESSA, R. L. V. S. Comunicação empresarial: rádio peão e seus efeitos na comunicação das empresas. 2010. Disponível em: i7.edu.br/recursos/imagens/File/jornalismo/monografia/2010/Mono-grafia_PDF_REBECCA.pdf. Acesso: 7 nov. 2022.

BOBSIN, D.; HOPPEN, N. Estruturação de redes sociais virtuais em organizações: um estudo de caso. Revista de Administração Rausp, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 339-352, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/rFWzR3VXnDDGVgCgH39v4tP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2022.

CAHEN, R. Comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 1990.

CALONEGO, R. O papel do profissional de relações públicas como gestor da comunicação para a educação do público interno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/140180/000866358.pdf?sequence=1. Acesso em: 7 nov. 2022.

CARDOSO, Ó. de O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p. 1123-1124, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/Wzm35MwM3s5ntxL3GqPnrsF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 set. 2022.

COOPER, C. L.; ARGRYS, C. Dicionário enciclopédico de administração. São Paulo: Atlas S.A, 2003.

COSTA, R. A. Uma análise do uso das mídias sociais como ferramenta para gestão do conhecimento. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repo-sitorio.ufpe.br/.../Conhecimento.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.

DAMIAN, I. P. M.; LUCCAS, T. M. L. O papel da comunicação no processo do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Re¬vista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 15, n. 1, p. 106-125, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/ 205751. Acesso em: 3 abr. 2023.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional na era digital: contexto, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, Bogotá, n. 51, p. 38-51, 2007. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-48232007 000200005. Acesso em: 25 set. 2022.

LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A.; ARAÚJO, G. M.; BARROS, M. A. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 166-183, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/ a/dFwYmNVCQw6wXX84kDwFrjs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2023.

MELO, V. P. C. A comunicação interna e sua importância nas organizações. 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/7414930/A_comunica-cao_interna_e_sua_importancia_nas_organizaco-es_Vanessa_Pontes_Chaves_de_Melo. Acesso em: 26 mar. 2023.

O'BRIEN, J. A. Sistemas de informação: e as decisões gerenciais na era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2004.

OLIVEIRA, E. L.; OLIVEIRA, E. A. Q.; CAR-NIELLO, M. F. Comunicação nas organizações: um estudo exploratório das tecnologias de comunicação utilizadas em empresas do Vale do Paraíba. Latin American Journal of Business Manegement, Taubaté, v. 2, n. 2, p. 82-102, 2011. Disponível em: https://lajbm.com.br/index.php/journal/.../C3%A3o%E2%80%9D. Acesso em: 1 abr. 2023.

PREVÉ, A. D.; MORITZ, G. de O.; PEREIRA, M. F. Organização, processos e tomada de decisão. Florianópolis: CAD: UFSC; Brasília: Capes: UAB, 2010. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/b28f698ee7926b96e409d9dd988b3aa2.pdf. Acesso em: 7 abr. 2023.

REGO, F. G. T. Comunicação empresarial: conceitos, estratégias, planejamentos e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.

ROBBINS, S. P. Comunicação organizacional. São Paulo: Person, 2009. Disponível em: https://admdotunisa.files.wordpress.com/2019/03/rob-bins_2009_livro_comportamento_organiz.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.

SALES, C. C. Gestão de comunicação empresarial: desafios atuais. Revista Humanidade e Inovação, Palmas, v. 9, n. 13, p. 293-302, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humani¬dadeseinovacao/article/view/2146. Acesso em: 20 mar. 2023.

SILVA NETO, B. R. Comunicação corporativa e a reputação empresarial. Revista GV Executivo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 22-26, 2013. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gve-xecutivo/article/view/20088/18832. Acesso em: 25 set. 2022.

TAVARES, F. B.; FERREIRA, A. R. Rádio peão como ferramenta de comunicação interna. Revista Panorama, Goiás, v. 3, n. 1, p. 292-302, 2013. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3443/2014. Acesso em: 7 nov. 2022.

TIBURCIO, J. S.; SANTANA, L. C. A comunicação interna como estratégia organizacional. Revista de Iniciação Científica Cairu, Salvador, v. 1, p. 13-26, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2_COMUNICACAO_IN-TERNA_ESTRATEGIA.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.

Downloads

Publicado

22.07.2025

Como Citar

AGUILAR, Cláudia Maria Bernava; VOLLU, Maria Eduarda Amaral. Falhas na comunicação interna das organizações: estudo em empresas do segmento de logística em Marília, São Paulo: . Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 46, n. 1, p. 79–90, 2025. DOI: 10.5433/1679-0383.2025.v46.50565. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50565. Acesso em: 14 dez. 2025.