Falhas na comunicação interna das organizações: estudo em empresas do segmento de logística em Marília, São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.50565Palavras-chave:
Comunicação Organizacional, Tomada de decisão, Integração de equipe, Falhas na comunicaçãoResumo
A comunicação refere-se ao processo de troca de informações, mensagens e conhecimento entre os membros de uma equipe, sendo uma atribuição fundamental para o funcionamento eficaz de uma empresa, visando promover a compreensão e coesão mútua entre os colaboradores, a fim de todos estarem alinhados com as metas da organização. Assim, este trabalho objetivou identificar os principais motivos que desencadeiam as falhas da comunicação interna nas empresas. Para tanto, optou-se pela pesquisa exploratória/descritiva por meio da pesquisa bibliográfica para se revisar trabalhos já publicados relacionados ao assunto, com o intuito de desenvolver uma familiaridade com o tema abordado. Associado à pesquisa bibliográfica, optou-se pela abordagem quantitativa por meio de uma pesquisa de campo em empresas do segmento de logística da cidade de Marília, São Paulo. Para tanto, foi aplicado um questionário fechado, possibilitando o levantamento de dados que serviram como base para uma maior imersão da situação investigada.
Downloads
Referências
ABERJE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. A comunicação interna nas organizações no Brasil. São Paulo: Aberje, 2019. Pesquisa.
ABERJE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Desafios dos profissionais de comunicação coorporativa. São Paulo: Aberje, 2016. Pesquisa.
ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BESSA, R. L. V. S. Comunicação empresarial: rádio peão e seus efeitos na comunicação das empresas. 2010. Disponível em: i7.edu.br/recursos/imagens/File/jornalismo/monografia/2010/Mono-grafia_PDF_REBECCA.pdf. Acesso: 7 nov. 2022.
BOBSIN, D.; HOPPEN, N. Estruturação de redes sociais virtuais em organizações: um estudo de caso. Revista de Administração Rausp, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 339-352, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/rFWzR3VXnDDGVgCgH39v4tP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2022.
CAHEN, R. Comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 1990.
CALONEGO, R. O papel do profissional de relações públicas como gestor da comunicação para a educação do público interno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/140180/000866358.pdf?sequence=1. Acesso em: 7 nov. 2022.
CARDOSO, Ó. de O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p. 1123-1124, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/Wzm35MwM3s5ntxL3GqPnrsF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
COOPER, C. L.; ARGRYS, C. Dicionário enciclopédico de administração. São Paulo: Atlas S.A, 2003.
COSTA, R. A. Uma análise do uso das mídias sociais como ferramenta para gestão do conhecimento. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repo-sitorio.ufpe.br/.../Conhecimento.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
DAMIAN, I. P. M.; LUCCAS, T. M. L. O papel da comunicação no processo do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Re¬vista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 15, n. 1, p. 106-125, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/ 205751. Acesso em: 3 abr. 2023.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional na era digital: contexto, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, Bogotá, n. 51, p. 38-51, 2007. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-48232007 000200005. Acesso em: 25 set. 2022.
LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A.; ARAÚJO, G. M.; BARROS, M. A. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 166-183, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/ a/dFwYmNVCQw6wXX84kDwFrjs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2023.
MELO, V. P. C. A comunicação interna e sua importância nas organizações. 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/7414930/A_comunica-cao_interna_e_sua_importancia_nas_organizaco-es_Vanessa_Pontes_Chaves_de_Melo. Acesso em: 26 mar. 2023.
O'BRIEN, J. A. Sistemas de informação: e as decisões gerenciais na era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2004.
OLIVEIRA, E. L.; OLIVEIRA, E. A. Q.; CAR-NIELLO, M. F. Comunicação nas organizações: um estudo exploratório das tecnologias de comunicação utilizadas em empresas do Vale do Paraíba. Latin American Journal of Business Manegement, Taubaté, v. 2, n. 2, p. 82-102, 2011. Disponível em: https://lajbm.com.br/index.php/journal/.../C3%A3o%E2%80%9D. Acesso em: 1 abr. 2023.
PREVÉ, A. D.; MORITZ, G. de O.; PEREIRA, M. F. Organização, processos e tomada de decisão. Florianópolis: CAD: UFSC; Brasília: Capes: UAB, 2010. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/b28f698ee7926b96e409d9dd988b3aa2.pdf. Acesso em: 7 abr. 2023.
REGO, F. G. T. Comunicação empresarial: conceitos, estratégias, planejamentos e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
ROBBINS, S. P. Comunicação organizacional. São Paulo: Person, 2009. Disponível em: https://admdotunisa.files.wordpress.com/2019/03/rob-bins_2009_livro_comportamento_organiz.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.
SALES, C. C. Gestão de comunicação empresarial: desafios atuais. Revista Humanidade e Inovação, Palmas, v. 9, n. 13, p. 293-302, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humani¬dadeseinovacao/article/view/2146. Acesso em: 20 mar. 2023.
SILVA NETO, B. R. Comunicação corporativa e a reputação empresarial. Revista GV Executivo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 22-26, 2013. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gve-xecutivo/article/view/20088/18832. Acesso em: 25 set. 2022.
TAVARES, F. B.; FERREIRA, A. R. Rádio peão como ferramenta de comunicação interna. Revista Panorama, Goiás, v. 3, n. 1, p. 292-302, 2013. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3443/2014. Acesso em: 7 nov. 2022.
TIBURCIO, J. S.; SANTANA, L. C. A comunicação interna como estratégia organizacional. Revista de Iniciação Científica Cairu, Salvador, v. 1, p. 13-26, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2_COMUNICACAO_IN-TERNA_ESTRATEGIA.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda Amaral Vollu, Cláudia Maria Bernava Aguilar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















