Aspecto inerente: análise sociofuncional de formas verbais imperfectivas de passado em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p39Palavras-chave:
Aspecto inerente, perífrases imperfectivas, pretérito imperfeito.Resumo
Focamos a categoria aspecto em sua dimensão lexical - aspecto inerente - e sua interação com o aspecto gramatical, a fim de averiguar as convergências e divergências na formação composicional do aspecto. Nossos dados provêm de vinte e quatro contos escritos em Língua Espanhola, selecionados a partir do parâmetro comarca cultural: Caribe; México e América Central; Andes; Rio da Prata; Chile e Espanha. Obtivemos um total de 2093 dados, sendo que 1803 desses são de formas do pretérito imperfeito do indicativo, 86,15% do total, e 290 de perífrases imperfectivas de passado, o que corresponde a 13,85% do total. Essas formas codificam variavelmente as funções descritiva, narrativa, habitual e desiderativa. As demais funções identificadas - iterativa, cortesia, presente, futuro, simultaneidade, contrariedade e lúdica - foram codificadas somente pelo pretérito imperfeito. A análise da correlação entre o aspecto inerente e o aspecto gramatical corrobora a escala de imperfectividade proposta por Givón (2001), que é estabelecida por critérios apoiados na tipologia de Vendler ([1967] 2005): estados, menos marcados e mais previsíveis, são os que mais contabilizam ocorrências, seguidos escalarmente por atividades, processos culminados e culminações, estas mais marcadas e menos previsíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Márluce Coan, Raquel Meister Ko. Freitag, Valdecy Oliveira Pontes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










