Relativização na língua Kaingang
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p293Palavras-chave:
Kaingang. Orações relativas. DescriçãoResumo
O presente trabalho volta-se à descrição e análise das orações relativas da língua kaingang, que pertence à família linguística Jê, do tronco Macro-Jê. A fundamentação teórica adotada para investigar as orações relativas nessa língua tem como base autores que abordam essas orações sob a perspectiva funcional, tais como Andrews (2007), Givón (1979), Keenan (1985), Keenan e Comrie (1997) e Payne (1997). Segundo esses autores, a oração relativa é uma oração subordinada que funciona como modificadora do núcleo de um sintagma nominal. A análise e descrição das orações relativas têm como objetivo constatar como se manifestam essas orações em relação aos parâmetros que permitem distinguir as orações relativas nas línguas. O corpus constitui-se de dados coletados com informantes indígenas da Terra Indígena Apucaraninha, localizada no município de Tamarana- PR. A análise aponta que a língua kaingang não apresenta uma relativização formal, ou seja, com o emprego de algum relativizador, sendo que a subordinação da oração relativa à oração principal se dá em termos semânticos. Embora não ocorram marcas gramaticais no sintagma nominal relativizado, a oração relativa cumpre seu papel de modificadora, atendendo aos propósitos comunicativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Pereira Tabosa, Ludoviko dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










