Os sentidos de norma e erro no dicionário de Mattoso Camara Jr.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p241Palavras-chave:
Análise do discurso, gramatização, dicionários, Língua PortuguesaResumo
Resumo: Joaquim Mattoso Camara Jr., o primeiro linguista brasileiro, o primeiro a aliar gramática e ciências da linguagem no Brasil. Não é da pessoa Mattoso que trataremos aqui, mas das posições que ele ocupa na materialidade discursiva. Para isso, neste artigo, procuramos investigar, fundamentados no dispositivo teórico da Análise do Discurso Francesa (Pêcheux e Orlandi), os sentidos instituídos — na relação língua-classe social — no Dicionário de lingüística e gramática publicado por Mattoso. Veremos, entre outros aspectos, de que forma os estudos ditos metalinguísticos se inscrevem numa matriz de sentidos que legitima a língua como lugar de reflexo de hierarquia social, ajudando os futuros (e presentes) professores de língua portuguesa a compreender o fenômeno do preconceito linguístico por um viés discursivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Phellipe Marcel Esteves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










