O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p45Palavras-chave:
Atividades online, Ensino de línguas, UFC Virtual.Resumo
A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto.
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