A consciência histórica de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental sobre os povos indígenas do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2025v18n35p310-340

Palavras-chave:

Aprendizagem histórica, Pensamento histórico, Consciência histórica, História indígena, Ensino de história

Resumo

Neste artigo investigamos, por meio de uma abordagem etnográfica da prática escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento histórico em torno da história e cultura indígena em estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de educação básica da cidade de João Pessoa, Paraíba, no ano de 2024. Nossa intervenção didática efetivou-se por meio da metodologia da investigação e utilizamos como fonte de pesquisa as narrativas e/ou ilustrações produzidas pelos estudantes sobre as questões estudadas. Nossa investigação demonstrou que os alunos possuem uma consciência acurada acerca da pluralidade e diversidade dos povos indígenas, de sua riqueza cultural e da importância da preservação dos seus direitos fundamentais, bem como do impacto do Antropoceno sobre a humanidade. No entanto, observamos a ausência de orientação espaço-temporal em parte significativa das narrativas dos estudantes paraibanos, fato que contribuiu para uma visão essencialista e ahistórica dos povos indígenas retratados, como se suas práticas culturais fossem imutáveis e desconectadas de processos históricos mais amplos.

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Biografia do Autor

Thábata Araújo de Alvarenga, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2003).

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

ALVARENGA, Thábata Araújo de. A consciência histórica de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental sobre os povos indígenas do Brasil . Antíteses, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 310–340, 2025. DOI: 10.5433/1984-3356.2025v18n35p310-340. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/52398. Acesso em: 16 dez. 2025.

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Artigos