O conto "A pele nova da mulher velha" de Daniel Munduruku e sua importância para a formação de leitores literários
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e52431Palavras-chave:
Leitores literários, Daniel Munduruku, Literatura indígenaResumo
Esta investigação consiste no recorte da dissertação de mestrado intitulada “Relações de alteridade e letramento literário no conto indígena brasileiro de Daniel Munduruku: a pele nova da mulher velha”. Objetiva-se, com o estudo, refletir sobre o letramento literário a partir da literatura ameríndia. Esta ainda é vista com olhar restritivo, apesar das políticas e leis que exigem a utilização de seus textos em sala de aula. Com a intenção de tornar estas narrativas conhecidas, bem como divulgar a sua cultura e identidades ameríndias, apresentamos a relevância da literatura de Daniel Munduruku e sua importância para a formação de leitores literários. Efetivamente, se toda prática de leitura deve levar o aluno à reflexão de que, ao ler, abrirá uma nova porta de conhecimento entre seu mundo e o mundo do outro, as literaturas dos povos originários constituem expressões artísticas particularmente importantes na direção pretendida. Por isso, a necessidade da incansável busca por encontrar esse caminho de escolhas literárias que formem leitores por meio de práticas de leitura que humanizam e transformam a mentalidade, as escolhas, as percepções de mundo e as atitudes no cotidiano. Para tanto, nos ancoramos nos estudos de Candido (2011), Munduruku (2004, 2021), Wapichana (2018), Cosson (2014), Lajolo (2001), entre outros autores que são basilares neste estudo.
Downloads
Referências
ANDRADE, André Luiz Monezi.; SCATENA Adriana.; BEDENDO André.; MACHADO Wagner de Lara.; OLIVEIRA Wanderlei Abadio.; LOPES Fernanda Machado.; DE MICHELI Denise. Uso excessivo de internet e smartphone e problemas emocionais em estudantes de psicologia e psicólogos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 40, p. e210010, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e210010.
BURGOS, Pedro. Ficar um ano sem internet é um experimento que não prova muita coisa. 2013. Disponível em: http://oene.com.br/digital-detox. Acesso em 05 dez. 2024.
CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: FESTER, Antonio Carlos Ribeiro (org.). Direitos humanos e… São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989. p. 107-26.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Série fundamentos).
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: VÁRIOS escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC kids online Brasil 2014: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2014_livro_eletronico.pdf. Acesso em 05 dez. 2024.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1997. p. 39-46.
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
MUNDURUKU, Daniel. Contos indígenas brasileiros. São Paulo: Global Editora, 2021. Edição do Kindle.
MUNDURUKU, Daniel. Visões de ontem, hoje e amanhã: é hora de ler as palavras. In: POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.
MUNDURUKU. Daniel. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura: o reencontro da memória. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (org.). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.
SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em: https://pepsic. bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009. Acesso em 05 dez. 2024.
WAPICHANA, Cristino. Por que escrevo? — relato de um escritor indígena. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (org.). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, critica e recepção. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lanna Fonsêca de Araújo Oliveira, Sylvia Maria Trusen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.












