Sequência didática para a promoção da Cidadania Global no contexto da internacionalização da língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p9-30Palavras-chave:
Cidadania Global, Internacionalização da língua portuguesa, histórias digitaisResumo
No presente estudo, sugere-se que a educação para a Cidadania Global, esta relacionada com pessoas que se preocupam com questões de alcance local e global (Clifford, 2018), pode ser promovida mediante uma sequência didática (SD) no âmbito da internacionalização da língua portuguesa, sequência essa que abrange a criação de histórias digitais. De tal modo, com base em contribuições teóricas de pesquisadores como Severo e Leviski (2019), Belli e Luna (2024) e Schaefer (2024a, 2024b), este estudo tem como objetivo apresentar uma SD como estratégia para a promoção da educação para a Cidadania Global no contexto da internacionalização da língua portuguesa. Tal SD, que pode ser aplicada no transcorrer de 15 aulas, abarca a interação online de estudantes de uma instituição brasileira com estudantes de uma instituição angolana e de uma alemã. É possível dizer que sugestões de atividades que propõem a utilização de diferentes recursos digitais, tais como os utilizados neste estudo, têm o potencial de facilitar a construção do conhecimento linguístico-cultural, o pensamento crítico e o desenvolvimento da Cidadania Global.
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