Conecta Leitores: o que dizem os professores participantes sobre o Programa Leitorado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p92-111Palavras-chave:
Programa leitorado brasileiro, Políticas linguísticas, Professor-leitorResumo
A partir dos anos dois mil, relatos de experiência sobre o Programa Leitorado Brasileiro passaram a ser foco de produções acadêmicas especializadas da área de Letras e Linguística (Carneiro, 2019; Ferreira, 2014; Morelo; Costa; Kraemer, 2018; Sá, 2009). Por meio de uma perspetiva êmica, analisamos as documentações das edições do evento Conecta Leitores que aconteceram em 2021, 2022, 2023 e 2024 com objetivo de dar continuidade às discussões sobre o Programa, a partir do que foi dito pelos participantes. Concluímos que houve um aumento da participação de leitores, indicando a consolidação do evento. Os trabalhos mais comumente apresentados foram os relatos de experiência relacionados a um contexto específico. Houve trabalhos que tematizaram o Programa no que diz respeito aos custos de instalação, ao acesso à saúde, à parentalidade e à relação entre a Embaixada, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e a Instituição Estrangeira. Interpretamos que a discussão sobre o Leitorado qualifica o Conecta Leitores como espaço de diálogo sobre as condições de trabalho docente a partir da experiência coletiva do que é ser leitor ou leitora, contribuindo para uma compreensão da agência destes atores nesta política pública, enquanto profissionais da educação.
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Referências
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