Entre Saberes, Teorias E Abordagens: Um Estudo De Caso Didático No Ensino Superior De História Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p130-153

Palavras-chave:

História Ambiental, Saberes, Temporalidades

Resumo

Com base na experiência com a disciplina de História Ambiental, que ministrei na graduação de História em três oportunidades, busco apresentar os resultados do estudo e da produção de conhecimento histórico voltados para os saberes que permeiam o campo ambiental. Esse percurso começa com um momento focado na apresentação de um aporte teórico para o estudo da interação entre sociedade e natureza. Em seguida, apresento uma contextualização do plano de ensino da disciplina, seus alcances e dificuldades. A apresentação do percurso da disciplina, juntamente com o aporte teórico utilizado, contribui para a produção do ensino de História Ambiental, ancorado em práticas democráticas construídas dialogicamente e de formato propositivo.

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Biografia do Autor

Jorge Pagliarini Junior, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em História pela UFGD; professor da graduação em História, do ProfHistória e do Mestrado Acadêmico em História Pública da Unespar.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Pagliarini Junior, J. (2025). Entre Saberes, Teorias E Abordagens: Um Estudo De Caso Didático No Ensino Superior De História Ambiental : . História & Ensino, 31(1), 130–153. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p130-153

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Artigos