Proposta Metodológica Para Medir Emoções Em Contextos De Experiência De Uso De Produtos Digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51524

Palabras clave:

experiencia de usuario (UX), evaluación emocional, investigación exploratoria en diseño

Resumen

O artigo promove uma reflexão sobre os métodos e técnicas existentes para a investigação das emoções e a satisfação no uso de produtos digitais. Discute sobre as variáveis que influenciam a qualidade do resultado, já que a maioria dos métodos utiliza escalas pré-definidas, que podem ser um fator limitante, pois a coleta das emoções vivenciadas perde a naturalidade. Assim, buscou-se uma alternativa para mensurar as emoções durante uma experiência de uso, que mantivesse a naturalidade do participante. Foi realizada uma pesquisa exploratória com dez pessoas com o uso do protocolo "think aloud", sem o uso de escala. A partir dos resultados, sugere-se uma abordagem metodológica que pode ser aplicada sozinha ou combinada com outras técnicas, para otimizar o tempo de sessão e prover um estudo mais completo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Chriatiane Resende Melcher Brandao, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Fundadora da da NewUSE - empresa de consultoria em UX, Visão de Produto e Inovação. Possui mais 20 anos de experiência trabalhando com o desenvolvimento de Produtos e Design de Experiência. Atua ajudando empresas na ideação, gestão, criação ou melhoria de produtos, serviços e processos com a aplicação de Design Thinking, Design de Serviços, e UX Research. Atua ligando metodologia ágil, ao design e à estratégia de negócios com foco na visão de produtos para promover a inovação. Tem em sua cartela de clientes Empresas do Grupo Globo, Oi, Olx, Descomplica, Telecine, Zoom, FITec e startups. Trabalhou na equipe de UX da Globo.com por quase 9 anos junto a times de desenvolvimento ágil. Por 5 anos, foi head do laboratório de UX da empresa. Também já trabalhou em empresas de engenharia de sistemas e agências de design. É graduada em Design, Pós-graduada, Mestre em Usabilidade, IHC e Avaliação de Interfaces e em 2022 iniciou o Doutorado em Design pela PUC-Rio. Desde 2008 leciona em curso de pós-graduação, já tendo ministrado disciplinas na PUC-rio, ESPM, Senac e Tera. Ministra workshops e palestras em eventos da área.

Claudia Renata Mont'Alvão Bastos Rodrigues, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Possui graduação em Desenho Industrial/ Projeto de Produto, pelo Centro Universitário da Cidade (1994), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 2001). Professora visitante na Kookmin University (Coréia do Sul) em 2022, como parte da pesquisa de Pos-Doutorado sobre 'UX Methodology.' Atualmente é professora associada do Programa de Pós Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PPGDesign PUC-Rio e Vice Decana de Desenvolvimento e Invoação do Centro de Teologia e Ciencias Humanas (CTCH/PUC-Rio). Desde 2002 atua como Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-Rio). Como atividades decorrentes da atuação no LEUI/PUC-Rio é coordenadora geral dos eventos ERGODESIGN & USIHC (desde 2000) e editora-chefe da Revista Ergodesign & HCI (lançada em 2013). Contribui ainda como consultora ad hoc de varias agências de fomento, tais como CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Tem como interesse de pesquisa o estudo e a aplicação dos estudos em Fatores Humanos/ Ergonomia em design da informação, interação humano-computador, ambiente construído e sistemas de transportes. É Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2 (2015-2017/ 2018-2020) e nível 1D (Março 2021- Fevereiro 2024). Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq - Design (2021/2024).

Vera Maria Marsicano Damazio, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Bacharel em Desenho Industrial e Comunicação Visual (PUC-Rio, 1980), Mestre em Design Gráfico (Boston University, 1985) e Doutora em Ciências Sociais (UERJ, 2005). Integra o Quadro Principal de Professores do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio desde 1985 e seus programas de Graduação e Pós-Graduação. Membro fundadora da revista 'Estudos em Design' (1993) e do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D (1994), respectivamente, a 1a publicação e evento científicos na área de Design do Brasil. Integrou a Comissão Assessora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na área de Design (ENADE/INEP/MEC) de 2012 a 2018. Atua no campo do Design Social e é pioneira na abordagem do Design Emocional no Brasil. É autora dos verbetes design social (em parceria com Rita Maria de Souza Couto) e design emocional da Bloomsbury Design Encyclopedia. É autora da apresentação da edição brasileira do livro "Design Emocional" de Donald Norman e organizou a 1a publicação sobre design emocional do Brasil (em parceria com Claudia Renata Mont'Alvão). É co-fundadora da Rede de Estudos Avançados em Design e Emoção (READE) que reúne investigadores de Portugal e do Brasil (2021) para eventos de extensão, ensino e pesquisa. Coordena o Laboratório Design, Memória e Emoção (LABMEMO), grupo de pesquisa interdisciplinar de investigação e intervenção voltado para desafios sociais complexos com base em métodos etnográficos e participativos. Realiza estudos, orientação de projetos de pesquisa, de produtos e serviços sob a perspectiva do Design Social e Design Emocional para Alfabetização de Jovens e Adultos; Combate à Violência Familiar; Proteção e Reação frente a Acidentes Naturais; Educação Financeira, Envelhecimento e Longevidade Produtivos, entre outras realidades preferíveis e mais desejáveis.

Citas

CYR, Dianne. Emotion and website design. The encyclopedia of human-computer interaction. Chapter 40. 2nd eEd. 2017.Dublin: Interaction Design Foundation, 2017. Chap. 38. Disponível em: https://www.interaction-design.org/literature/book/the-encyclopedia-of-human-computer-interaction-2nd-ed/emotion-and-website-design Acesso em: 3 jul. 2022.

DAMAZIO, Vera. Design and emotion. In: EDWARDS, Clive. (oOrg.). The bloomsburyBloomsbury. Encyclopedia of design. London: Bloomsbury Publishing Plc, 2016. v. 1, p. 359-364. 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9781472596178-BED-D042

DAMAZIO, Vera; MILLETO; TONETTO, Leandro. Design emocional e design para o bem-estar: marcos, referências e apontamentos. Estudos em Design| Revista (online)., Rio de Janeiro., v. 30, n. 1, . 2022. p. 156 - 170, 2022. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1391

DESMET, Pieter. M. A. Measuring emotion: development and application of an instrument to measure emotional responses to products. In: M. BLYTHE, Mark; and MONK, Andrew. Monk (eEds.). Funology 2: from usability to enjoyment, New York: Springer, 2nd Edition. 2018. p. 391-404. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-68213-6_25

DESMET, Pieter M. A.; HEKKERT, Paul; HILLEN, Merijn G. Values and emotions; an empirical investigation in the relationship between emotional responses to products and human values. In: TECHNÉ: DESIGN WISDOM, EUROPEAN ACADEMY OF DESIGN CONFERENCE, 5th, Barcelona, Espanha, 2004. Paper presented at […]. Barcelona: Interaction Design Foundation, 2004.

DESMET, Pieter; OVERBEEKE, Kees; TAX, Stefan. Designing products with added emotional value: development and appllcation of an approach for research through design. The Design Journal, London, v. 4, n. 1, p. 32-47, 2001. DOI: 10.2752/146069201789378496 DOI: https://doi.org/10.2752/146069201789378496

JORDAN, Patrick. W. An introduction to usability. Londres: Taylor & Francis, 1998.

LAURANS, Gaël F. G.; DESMET, Pieter M. A. Introducing PrEmo2: new directions for the non-verbal measurement of emotion in design. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGN & EMOTION, 8th, London, UK, 2012. Proceedings electronics […]. London: Central Saint Martins College of Art & Design, 2012. Disponível em: http://resolver.tudelft.nl/uuid:21ad182f-b7dc-46ed-953e-6b29a92f581f. Acesso em: 3 jul. 2022.

MONT'ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera. Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

RODKEY, Elissa. Nicole. "Magda Arnold and the human person: Aa mid-century case study on the relationship between psychology and religion. Doctoral Dissertation (Master in Philosophy) - York University, Toronto, Ontario, 2015. Disponível em: (https://yorkspace.library.yorku.ca/xmlui/bitstream/handle/10315/30691/Rodkey_Elissa_N_2015_PhD.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 8 jul. 2022.

RUSSELL, James A. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 39, n. 6, p. 1161-1178, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/h0077714

Publicado

2025-06-02

Cómo citar

RESENDE MELCHER BRANDAO, Chriatiane; MONT'ALVÃO BASTOS RODRIGUES, Claudia Renata; MARSICANO DAMAZIO, Vera Maria. Proposta Metodológica Para Medir Emoções Em Contextos De Experiência De Uso De Produtos Digitais. Projetica, Londrina, v. 16, n. 1, p. 1–35, 2025. DOI: 10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51524. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/51524. Acesso em: 7 dic. 2025.

Número

Sección

Ergonomia e Usabilidade