Proposta Metodológica Para Medir Emoções Em Contextos De Experiência De Uso De Produtos Digitais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51524Palabras clave:
experiencia de usuario (UX), evaluación emocional, investigación exploratoria en diseñoResumen
O artigo promove uma reflexão sobre os métodos e técnicas existentes para a investigação das emoções e a satisfação no uso de produtos digitais. Discute sobre as variáveis que influenciam a qualidade do resultado, já que a maioria dos métodos utiliza escalas pré-definidas, que podem ser um fator limitante, pois a coleta das emoções vivenciadas perde a naturalidade. Assim, buscou-se uma alternativa para mensurar as emoções durante uma experiência de uso, que mantivesse a naturalidade do participante. Foi realizada uma pesquisa exploratória com dez pessoas com o uso do protocolo "think aloud", sem o uso de escala. A partir dos resultados, sugere-se uma abordagem metodológica que pode ser aplicada sozinha ou combinada com outras técnicas, para otimizar o tempo de sessão e prover um estudo mais completo.
Descargas
Citas
CYR, Dianne. Emotion and website design. The encyclopedia of human-computer interaction. Chapter 40. 2nd eEd. 2017.Dublin: Interaction Design Foundation, 2017. Chap. 38. Disponível em: https://www.interaction-design.org/literature/book/the-encyclopedia-of-human-computer-interaction-2nd-ed/emotion-and-website-design Acesso em: 3 jul. 2022.
DAMAZIO, Vera. Design and emotion. In: EDWARDS, Clive. (oOrg.). The bloomsburyBloomsbury. Encyclopedia of design. London: Bloomsbury Publishing Plc, 2016. v. 1, p. 359-364. 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9781472596178-BED-D042
DAMAZIO, Vera; MILLETO; TONETTO, Leandro. Design emocional e design para o bem-estar: marcos, referências e apontamentos. Estudos em Design| Revista (online)., Rio de Janeiro., v. 30, n. 1, . 2022. p. 156 - 170, 2022. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1391
DESMET, Pieter. M. A. Measuring emotion: development and application of an instrument to measure emotional responses to products. In: M. BLYTHE, Mark; and MONK, Andrew. Monk (eEds.). Funology 2: from usability to enjoyment, New York: Springer, 2nd Edition. 2018. p. 391-404. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-68213-6_25
DESMET, Pieter M. A.; HEKKERT, Paul; HILLEN, Merijn G. Values and emotions; an empirical investigation in the relationship between emotional responses to products and human values. In: TECHNÉ: DESIGN WISDOM, EUROPEAN ACADEMY OF DESIGN CONFERENCE, 5th, Barcelona, Espanha, 2004. Paper presented at […]. Barcelona: Interaction Design Foundation, 2004.
DESMET, Pieter; OVERBEEKE, Kees; TAX, Stefan. Designing products with added emotional value: development and appllcation of an approach for research through design. The Design Journal, London, v. 4, n. 1, p. 32-47, 2001. DOI: 10.2752/146069201789378496 DOI: https://doi.org/10.2752/146069201789378496
JORDAN, Patrick. W. An introduction to usability. Londres: Taylor & Francis, 1998.
LAURANS, Gaël F. G.; DESMET, Pieter M. A. Introducing PrEmo2: new directions for the non-verbal measurement of emotion in design. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGN & EMOTION, 8th, London, UK, 2012. Proceedings electronics […]. London: Central Saint Martins College of Art & Design, 2012. Disponível em: http://resolver.tudelft.nl/uuid:21ad182f-b7dc-46ed-953e-6b29a92f581f. Acesso em: 3 jul. 2022.
MONT'ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera. Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
RODKEY, Elissa. Nicole. "Magda Arnold and the human person: Aa mid-century case study on the relationship between psychology and religion. Doctoral Dissertation (Master in Philosophy) - York University, Toronto, Ontario, 2015. Disponível em: (https://yorkspace.library.yorku.ca/xmlui/bitstream/handle/10315/30691/Rodkey_Elissa_N_2015_PhD.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 8 jul. 2022.
RUSSELL, James A. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 39, n. 6, p. 1161-1178, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/h0077714
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 MELCHER, Christiane, MONT'ALVÃO, C. R., DAMAZIO, Vera

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





