Methodological Proposal to Measure Emotions in Experience Contexts of Using Digital Products

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51524

Keywords:

user Experience (UX), exploratory research in design, emotional evaluation

Abstract

The article promotes reflection on existing methods and techniques for investigating emotions and satisfaction when using digital products. It discusses the variables that influence the quality of the result, since most methods use pre-defined scales, which can be a limiting factor, as the collection of emotions experienced loses its naturalness. Therefore, we sought an alternative to measure emotions during a user experience, which would maintain the participant's naturalness. An exploratory research was carried out with ten people using the "think aloud" protocol, without the use of a scale. Based on the results, a methodological approach is suggested that can be applied alone or combined with other techniques, to optimize session time and provide a more complete study.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Chriatiane Resende Melcher Brandao, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Fundadora da da NewUSE - empresa de consultoria em UX, Visão de Produto e Inovação. Possui mais 20 anos de experiência trabalhando com o desenvolvimento de Produtos e Design de Experiência. Atua ajudando empresas na ideação, gestão, criação ou melhoria de produtos, serviços e processos com a aplicação de Design Thinking, Design de Serviços, e UX Research. Atua ligando metodologia ágil, ao design e à estratégia de negócios com foco na visão de produtos para promover a inovação. Tem em sua cartela de clientes Empresas do Grupo Globo, Oi, Olx, Descomplica, Telecine, Zoom, FITec e startups. Trabalhou na equipe de UX da Globo.com por quase 9 anos junto a times de desenvolvimento ágil. Por 5 anos, foi head do laboratório de UX da empresa. Também já trabalhou em empresas de engenharia de sistemas e agências de design. É graduada em Design, Pós-graduada, Mestre em Usabilidade, IHC e Avaliação de Interfaces e em 2022 iniciou o Doutorado em Design pela PUC-Rio. Desde 2008 leciona em curso de pós-graduação, já tendo ministrado disciplinas na PUC-rio, ESPM, Senac e Tera. Ministra workshops e palestras em eventos da área.

Claudia Renata Mont'Alvão Bastos Rodrigues, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Possui graduação em Desenho Industrial/ Projeto de Produto, pelo Centro Universitário da Cidade (1994), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 2001). Professora visitante na Kookmin University (Coréia do Sul) em 2022, como parte da pesquisa de Pos-Doutorado sobre 'UX Methodology.' Atualmente é professora associada do Programa de Pós Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PPGDesign PUC-Rio e Vice Decana de Desenvolvimento e Invoação do Centro de Teologia e Ciencias Humanas (CTCH/PUC-Rio). Desde 2002 atua como Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-Rio). Como atividades decorrentes da atuação no LEUI/PUC-Rio é coordenadora geral dos eventos ERGODESIGN & USIHC (desde 2000) e editora-chefe da Revista Ergodesign & HCI (lançada em 2013). Contribui ainda como consultora ad hoc de varias agências de fomento, tais como CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Tem como interesse de pesquisa o estudo e a aplicação dos estudos em Fatores Humanos/ Ergonomia em design da informação, interação humano-computador, ambiente construído e sistemas de transportes. É Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2 (2015-2017/ 2018-2020) e nível 1D (Março 2021- Fevereiro 2024). Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq - Design (2021/2024).

Vera Maria Marsicano Damazio, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Bacharel em Desenho Industrial e Comunicação Visual (PUC-Rio, 1980), Mestre em Design Gráfico (Boston University, 1985) e Doutora em Ciências Sociais (UERJ, 2005). Integra o Quadro Principal de Professores do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio desde 1985 e seus programas de Graduação e Pós-Graduação. Membro fundadora da revista 'Estudos em Design' (1993) e do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D (1994), respectivamente, a 1a publicação e evento científicos na área de Design do Brasil. Integrou a Comissão Assessora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na área de Design (ENADE/INEP/MEC) de 2012 a 2018. Atua no campo do Design Social e é pioneira na abordagem do Design Emocional no Brasil. É autora dos verbetes design social (em parceria com Rita Maria de Souza Couto) e design emocional da Bloomsbury Design Encyclopedia. É autora da apresentação da edição brasileira do livro "Design Emocional" de Donald Norman e organizou a 1a publicação sobre design emocional do Brasil (em parceria com Claudia Renata Mont'Alvão). É co-fundadora da Rede de Estudos Avançados em Design e Emoção (READE) que reúne investigadores de Portugal e do Brasil (2021) para eventos de extensão, ensino e pesquisa. Coordena o Laboratório Design, Memória e Emoção (LABMEMO), grupo de pesquisa interdisciplinar de investigação e intervenção voltado para desafios sociais complexos com base em métodos etnográficos e participativos. Realiza estudos, orientação de projetos de pesquisa, de produtos e serviços sob a perspectiva do Design Social e Design Emocional para Alfabetização de Jovens e Adultos; Combate à Violência Familiar; Proteção e Reação frente a Acidentes Naturais; Educação Financeira, Envelhecimento e Longevidade Produtivos, entre outras realidades preferíveis e mais desejáveis.

References

CYR, Dianne. Emotion and website design. The encyclopedia of human-computer interaction. Chapter 40. 2nd eEd. 2017.Dublin: Interaction Design Foundation, 2017. Chap. 38. Disponível em: https://www.interaction-design.org/literature/book/the-encyclopedia-of-human-computer-interaction-2nd-ed/emotion-and-website-design Acesso em: 3 jul. 2022.

DAMAZIO, Vera. Design and emotion. In: EDWARDS, Clive. (oOrg.). The bloomsburyBloomsbury. Encyclopedia of design. London: Bloomsbury Publishing Plc, 2016. v. 1, p. 359-364. 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9781472596178-BED-D042

DAMAZIO, Vera; MILLETO; TONETTO, Leandro. Design emocional e design para o bem-estar: marcos, referências e apontamentos. Estudos em Design| Revista (online)., Rio de Janeiro., v. 30, n. 1, . 2022. p. 156 - 170, 2022. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1391

DESMET, Pieter. M. A. Measuring emotion: development and application of an instrument to measure emotional responses to products. In: M. BLYTHE, Mark; and MONK, Andrew. Monk (eEds.). Funology 2: from usability to enjoyment, New York: Springer, 2nd Edition. 2018. p. 391-404. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-68213-6_25

DESMET, Pieter M. A.; HEKKERT, Paul; HILLEN, Merijn G. Values and emotions; an empirical investigation in the relationship between emotional responses to products and human values. In: TECHNÉ: DESIGN WISDOM, EUROPEAN ACADEMY OF DESIGN CONFERENCE, 5th, Barcelona, Espanha, 2004. Paper presented at […]. Barcelona: Interaction Design Foundation, 2004.

DESMET, Pieter; OVERBEEKE, Kees; TAX, Stefan. Designing products with added emotional value: development and appllcation of an approach for research through design. The Design Journal, London, v. 4, n. 1, p. 32-47, 2001. DOI: 10.2752/146069201789378496 DOI: https://doi.org/10.2752/146069201789378496

JORDAN, Patrick. W. An introduction to usability. Londres: Taylor & Francis, 1998.

LAURANS, Gaël F. G.; DESMET, Pieter M. A. Introducing PrEmo2: new directions for the non-verbal measurement of emotion in design. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGN & EMOTION, 8th, London, UK, 2012. Proceedings electronics […]. London: Central Saint Martins College of Art & Design, 2012. Disponível em: http://resolver.tudelft.nl/uuid:21ad182f-b7dc-46ed-953e-6b29a92f581f. Acesso em: 3 jul. 2022.

MONT'ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera. Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

RODKEY, Elissa. Nicole. "Magda Arnold and the human person: Aa mid-century case study on the relationship between psychology and religion. Doctoral Dissertation (Master in Philosophy) - York University, Toronto, Ontario, 2015. Disponível em: (https://yorkspace.library.yorku.ca/xmlui/bitstream/handle/10315/30691/Rodkey_Elissa_N_2015_PhD.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 8 jul. 2022.

RUSSELL, James A. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 39, n. 6, p. 1161-1178, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/h0077714

Published

2025-06-02

How to Cite

RESENDE MELCHER BRANDAO, Chriatiane; MONT'ALVÃO BASTOS RODRIGUES, Claudia Renata; MARSICANO DAMAZIO, Vera Maria. Methodological Proposal to Measure Emotions in Experience Contexts of Using Digital Products. Projetica, Londrina, v. 16, n. 1, p. 1–35, 2025. DOI: 10.5433/2236-2207.2025.v16.n1.51524. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/51524. Acesso em: 8 dec. 2025.

Issue

Section

Ergonomia e Usabilidade