O discurso da relação entre teoria e prática na formação do professor de português
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p271Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar efeitos de sentido em discursos de alunos de Letras sobre a relação entre teoria e a prática. Temos a hipótese de que nos confrontos e nos deslocamentos de sentidos, a formação do futuro professor é discursivamente significada e a identidade profissional é provisoriamente construída. O espaço considerado como privilegiado para a explicitação desta relação são as atividades de estágio, em que circulam sentidos sobre os conhecimentos apreendidos no curso de Letras e saberes praticados no espaço da docência. Entrevistas orais e relatórios de estágios são os instrumentos adotados para a composição dos dados. Adotamos uma perspectiva sócio-histórica de linguagem, na interface com o campo da educação. As análises sugerem a existência de uma regularidade discursiva nas vozes dos alunos, em que a relação entre teoria e prática se apresenta segmentada por dois tempos-espaços distintos da formação do professor de Português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilsa Brito Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










