O discurso da relação entre teoria e prática na formação do professor de português
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p271Abstract
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar efeitos de sentido em discursos de alunos de Letras sobre a relação entre teoria e a prática. Temos a hipótese de que nos confrontos e nos deslocamentos de sentidos, a formação do futuro professor é discursivamente significada e a identidade profissional é provisoriamente construída. O espaço considerado como privilegiado para a explicitação desta relação são as atividades de estágio, em que circulam sentidos sobre os conhecimentos apreendidos no curso de Letras e saberes praticados no espaço da docência. Entrevistas orais e relatórios de estágios são os instrumentos adotados para a composição dos dados. Adotamos uma perspectiva sócio-histórica de linguagem, na interface com o campo da educação. As análises sugerem a existência de uma regularidade discursiva nas vozes dos alunos, em que a relação entre teoria e prática se apresenta segmentada por dois tempos-espaços distintos da formação do professor de Português.
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