Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p135Palabras clave:
Gênero textual, sociointeracionismo discursivo, argumentaçãoResumen
Com base no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART: 1999; 2003), as condutas humanas são mediadas e organizadas pela linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é uma forma de ação, que se realiza no discurso socialmente situado e partilhado, por meio dos gêneros textuais. Tendo como suporte teórico a noção de gênero (BAKHTIN, 2003), reinterpretada pelo viés teórico-metodológico de Bronckart (1999) e Dolz & Schneuwly (2004), que situam o gênero textual como objeto de ensino, o presente artigo apresenta uma discussão sobre as capacidades de linguagem envolvidas na produção textual em práticas de leitura, escrita e oralidade, e propõe um modelo de didatização para o desenvolvimento dessas capacidades, com foco em gêneros do argumentar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Terezinha Barroso

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










