A construção de opinião no editorial da revista Carta Capital nas eleições presidenciáveis de 2010
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p293Palavras-chave:
Mídia. Discurso Político. Editorial.Resumo
Nesse artigo, pretende-se analisar as estratégias utilizadas pelo enunciador do editorial da revista CartaCapital para construir a sua opinião no período eleitoral de 2010. A fundamentação teórica utilizada está pautada na Análise do discurso (AD) francesa e em outras teorias como as da área da comunicação e da linguística textual. Estabelecemos como recorte analítico o editorial da revista CartaCapital veiculado na edição de 1. de setembro de 2010. Buscaremos, no corpus proposto, refletir acerca da pluralidade de mecanismos discursivos que são acionados pelo enunciador como: a referenciação, o interdiscurso e a percepção do ethos discursivo e ainda os efeitos de sentido dos sinais de pontuação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Celia Dias dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










