Frequência fundamental e emoções: um estudo a partir da fala atuada em português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p327Palavras-chave:
Fonética, Acústica da Fala, Emoção.Resumo
OBJETIVO: Analisar o comportamento da frequência fundamental (F0) na fala emotiva e na fala neutra. MÉTODOS: Três atrizes profissionais participaram da pesquisa. As atrizes leram um texto com fala neutra e interpretando as emoções (alegria, raiva, medo e tristeza). Para cada situação, as atrizes repetiram o texto proposto cinco vezes, totalizando 75 gravações. O registro de amostra de fala ocorreu no laboratório Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (CCE-USP) através de equipamentos específicos. Selecionou-se uma sentença do texto, a qual foi segmentada para unidades ainda menores (sílabas). A fim de obter os valores de F0, utilizou-se o software Praat e scripts específicos. RESULTADOS: Ao analisar a média de F0, foi possível constatar que a alegria se encontra nas faixas frequências mais altas ao contrário da tristeza, que apresenta valores de F0 baixo. A variação de F0 na raiva manteve-se semelhante nas três atrizes, diferente do medo que não manteve um padrão na variação de F0. CONCLUSÃO: Os valores de F0, tanto da média, quanto da variação de F0 são importantes na diferenciação das emoções: alegria, raiva e tristeza. A emoção medo parece ser influenciada por outros comportamentos acústicos e fisiológicos - a serem estudados em estudo mais abrangente - além da F0.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Mara de Oliveira Vassoler, Beatriz Raposo de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










