Sequência didática e gêneros textuais: uma proposta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p32Palavras-chave:
Ensino de inglês. Sequência didática. Gêneros textuais.Resumo
O presente trabalho pretende apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida junto ao Departamento de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. Tivemos como objetivo desenvolver e implementar uma proposta pedagógica para o ensino de inglês, fundamentada em gêneros textuais e ancorada nos princípios da sequência didática, temas esses que nos propomos a discutir neste texto. Apoiamo-nos na concepção de que toda manifestação oral ou escrita acontece por meio de textos e que esses textos se materializam em forma de gêneros textuais orais e escritos. Assim, diante de uma sociedade marcada por mudanças no campo das novas tecnologias, os gêneros se modificam e se transformam; novos aparecem, outros desaparecem, de maneira tal que, aos gêneros, passam a incorporar outros códigos semióticos que não somente o verbal. Organizamos este artigo da seguinte maneira: em um primeiro momento, apresentaremos reflexões relacionadas aos gêneros textuais e à sequência didática. Em seguida, faremos uma breve explicação referente à metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa, a saber: a pesquisa-ação. Relataremos e discutiremos como nossa proposta pedagógica foi implementada e fundamentada nos princípios da sequência didática, intercalando com os dados coletados por meio do questionário e do diário de bordo.Downloads
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Copyright (c) 2022 Sheilla Andrade Souza, Maria da Glória Magalhães dos Reis

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