Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Caso tenha algum problema com o ORCID em sua submissão, siga as instruções em: Orientações para finalização da submissão
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Textos recortados de tese ou dissertação disponíveis em linha não serão aceitos.
  • O campo "Nome Público de Preferência" NÃO está preenchido, nas informações sobre o autor.
  • Cada artigo será assinado por um autor singular OU dois coautores. No caso de um só autor, a exigência é o título de doutor. No caso de dois coautores, pelo menos um deles deve ser doutor e haver efetivamente participado da escrita do artigo; assim, um mestrando ou um doutorando poderá submeter um artigo SE e SOMENTE SE o segundo autor tiver titulação de doutor.
    Não será aceita submissão com estudante de graduação.
    O(s) nome(s) do(s) autor(es) não consta(m) do artigo submetido.
    Os autores informaram em seu cadastro o linque para o lattes (ou currículo estrangeiro equivalente) de cada autor no campo URL e o linque para o cadastro ORCID no campo correspondente.
  • O(s) autor(es) declara(m) que escolheu(eram) corretamente a chamada a que submete(m) o arquivo (submissões enviadas com erro serão descartadas) e está(ão) submetendo apenas um artigo por chamada, sabedor(es) que:
    a) múltiplas submissões para a mesma chamada serão descartadas;
    b) será descartada submissão se houver publicado ou tiver tido artigo aprovado para o número anterior, ou seja, deve ser observado o máximo de uma publicação por ano.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o arquivo submetido não contém formas de identificação/autoria (para usuários do Word, visitar:
    https://tinyurl.com/2p8z49wv).
  • FORMATAÇÃO

    a) O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com extensão entre 3500 a 5500 palavras, excluindo a lista de obras citadas, o resumo, o abstract, as palavras-chave e as keywords.

    b) O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    c) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    d) As notas de rodapé são usadas exclusivamente para citar o texto em língua estrangeira, cuja tradução deve constar no corpo do texto.

Diretrizes para Autores

1) Formatação

(a) Arquivo em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX), OpenOffice ou RTF, com extensão entre 3500 e 5500 palavras, sem computar a lista de obras citadas, resumo e palavras-chave (português), resumen e palabras claves (espanhol), abstract e keywords (inglês), sem marcas de autoria (ver no caso de usuários do Word: https://tinyurl.com/2p8z49wv);
(b) Tamanho do papel: A4 (297x210mm);
(c) Margens de 3 cm;
(d) Fonte corpo 12 (Candara), espaço simples, parágrafo justificado e sem hifenação;
(e) Recuo de parágrafo: 1,25 cm da margem esquerda;
(f) ausência de negrito;
(g) Uso de itálico SOMENTE para títulos de obras, palavras estrangeiras e palavras que, por alguma razão, devam ser destacadas;
(h) Citações com QUATRO linhas ou menos devem estar entre aspas; anote-se que a extensão de QUATRO linhas é definida a partir do quarteto, como estrofe mais comum na língua portuguesa.
(i) Citações MAIORES de QUATRO linhas devem estar em recuo (2,5 cm da margem esquerda), sem alteração do tamanho da fonte ou uso de aspas iniciais ou finais - adotamos a extensão de quatro linhas por ser o quarteto a estrofe mais comum em língua portuguesa.
(j) Não usar sinal de elipse no início ou no fim de citação; ou seja, a elipse (ex.: [...]) só deve ocorrer no meio da citação.

2) Ordem das partes do artigo

(a) Na página inicial deve constar o título do artigo (no máximo 90 caracteres sem contar os espaços entre as palavras), centrado; logo abaixo, o termo "Chamada:" com o título da chamada, também centrado;
(b) Não deve haver marcas de autoria;
(c) Resumo, em português, com 150 a 200 palavras;
(d) Palavras-chave (três a quatro);
(e) Título em espanhol, resumen e palabras claves, com os mesmos requisitos de extensão e formato definidos acima em a, c e d;
(f) Título em inglês, abstract e keywords, com os mesmos requisitos de extensão e formato definidos acima em a, c e d;
(g) No caso dos itens "e" e "f", material apresentado por tradução automática será recusado;
(h) Texto propriamente dito;
(i) Recomenda-se fortemente uma seção em que se faça a revisão do estado da arte, sugerindo-se usar as bases SCOPUS, SCIELO e Google Acadêmico;
(k) Lista de obras citadas (não usar os termos "referências" ou "bibliografia");
(l) No uso de subtítulos (altamente recomendável), a sua extensão deve ser de até 8 palavras.

3) Obras citadas (observar os exemplos abaixo)

(a) Citações parentéticas no corpo do texto - autor, data e página - exemplo: (Bastos 1999: 25);
(b) A documentação deve ocorrer após as aspas que encerram o texto citado. Exemplo: "[...] ato social” (2007: 65)
(b) As alusões, comentários, paráfrases no corpo do texto - autor, data e páginas inicial e final - exemplo: (Bastos 1999: 25-28) e no caso de referencial, ou seja, sem citação textual, se dá com o formato (Autor data);
(c) lista de obras citadas organizada e apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor;
(d) A lista de obras citadas e a notação de fontes no texto devem seguir, na submissão, as normas contidas na ABNT NBR 10520 (edição de 2023), observado que títulos de obras DEVEM estar em itálico;
(e) Na editoração dos textos aprovados pela Comissão Editorial, haverá formatação das fontes conforme a norma interna da revista, que segue diretrizes adaptadas das folhas de estilo da ABNT e do MLA Style Manual;
(f) Obra que constar na lista e não tiver sido utilizada no texto será eliminada.

4) Folha de estilo: anotações:

(a) Notas de rodapé devem ser usadas exclusivamente:
- para citação de textos em língua estrangeira, cuja tradução deve estar no corpo do texto;
- para texto descritivo de imagem usada no texto, com vistas à acessibilidade.
(b) Em outros termos, as notas de rodapé explicativas devem ser evitadas o máximo possível;
(c) Não usar notas de fim.
(d) não usar elementos referenciais como apud, idem, ibidem, fazendo uso de sistema remissivo no próprio texto - [exemplo: Bakhtin propõe a carnavalizacão como procedimento de subversão política (Andrade 2000: 45)] ou repetindo a documentação da fonte usada (mesmo que seja a mesma página referida);
(e) Quando a documentação ocorre em citação em recuo, o conjunto de dados é colocado em recuo, sem pontuação, e o texto termina com a pontuação adequada à sua conclusão. Exemplo: criticou. (Schwarcz 2017: 19)
(f) Até três autores, usamos o "&" (denominado "e comercial") para separar os dois autores ou, no caso de três autores, os dois últimos.


Orientações para finalizar submissão

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Terra Roxa e Outras Terras, em relação a dados eventualmente submetidos ao cadastro de usuários em qualquer condição (autores, leitores, pareceristas, editores), garante a sua privacidade e seu uso exclusivamente acadêmico, em conformidade com o Art. 4º, inciso II, alínea "b", da Lei Geral de Proteção de Dados.

Nos artigos, entrevistas ou resenhas publicados, serão incluídos os dados pessoais dos autores, a saber: nome completo, filiação e última formação acadêmica, endereço de e-mail e ORCID.