Gersem Baniwa e a educação na Amazônia: saberes ancestrais para um caminho de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e53022

Palavras-chave:

Gersem Baniwa, Educação, Ancestralidade, Interculturalidade crítica, Amazônia

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão sobre a educação na Amazônia, tendo como eixo central uma palestra do intelectual e líder indígena Gersem Baniwa, em diálogo com produção bibliográfica. O texto analisa os desafios históricos impostos pela concepção educacional ocidental, marcada pelo processo de colonização e por uma perspectiva eurocêntrica que, ao longo do tempo, negou e silenciou as epistemologias indígenas. Gersem Baniwa defende uma educação fundamentada em uma “ontologia viva”, que articula as dimensões do ser humano, da natureza, do saber e da espiritualidade como elementos indissociáveis. O pensamento de Gersem Baniwa nos convoca à construção de um projeto pedagógico comprometido com a pluralidade epistêmica, a justiça territorial e o fortalecimento das identidades indígenas. Ao propor a valorização das epistemologias dos povos tradicionais, especialmente dos povos indígenas, Baniwa nos conclama a naturalizar a humanidade e a humanizar a natureza, como forma de resistência à lógica colonial, ecocida e monocultural que caracteriza a modernidade.

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Biografia do Autor

Vanja da Cunha Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Professora da Universidade do Estado do Pará — UEPA, Belém, Brasil.

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Universidade do Estado do Pará — UEPA, Belém, Brasil.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

BEZERRA, Vanja da Cunha; MOTA NETO, João Colares da. Gersem Baniwa e a educação na Amazônia: saberes ancestrais para um caminho de resistência: . Boitatá, Londrina, v. 20, n. 39, p. 1–12, 2025. DOI: 10.5433/boitata.2025v20.e53022. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/53022. Acesso em: 14 dez. 2025.