Capítulo II - A dialética do acesso

uma análise crítica dos obstáculos à efetividade da justiça no pensamento de Cappelletti e Garth

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2025.v20.n2.53639

Resumo

A obra Acesso à Justiça, de Mauro Cappelletti e Bryant Garth, publicada originalmente em 1988, representa um ponto de inflexão na teoria do direito processual. Os autores rompem com a tradição dogmática que via o direito processual civil como um conjunto de regras abstratas e neutras, e o inserem em um contexto social, político e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Suter, Centro Universitário Toledo

Doutorando e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro Efetivo na Comissão Especial de Soluções Consensuais de Conflitos na OAB-SP. Editor-Chefe da Revista Juris UniToledo (UNITOLEDO). Editor-Adjunto da Revita do Direito Público da UEL. Editor da Revista Hórus da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO). Pesquisador do Projeto de Pesquisa "Do Acesso à Justiça no Direito das Famílias" vinculado Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Negocial da UEL. Advogado na Suter Advocacia & Gerenciamento de Conflitos. Mediador Extrajudicial e Judicial. Instrutor da Oficina de Parentalidade. Professor e Coordenador do Curso de Direito do UniToledo Wyden de Araçatuba-SP.

Larissa Manetta da Cunha Suter, Centro Universitario Toledo

Graduanda em Direito no Centro Universitário Toledo Wyden (UNITOLEDO) de Araçatuba/SP. Membro dos grupos de pesquisa: GPIAMF (Inteligência artificial e mediação de conflitos familiares) e ÓBICE: Observatório das Instituições, Cidadania e Eleições do UNITOLEDO. Assessora técnica da revista Juris Unitoledo. Estagiou na Justiça Federal da 3ª Região no período de agosto de 2024 a junho de 2025. Estagiária jurídica na empresa Solinftec desde julho de 2025.

Referências

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução de Elen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.

Downloads

Publicado

2025-08-31

Como Citar

Suter, J. R., & Manetta da Cunha Suter, L. (2025). Capítulo II - A dialética do acesso: uma análise crítica dos obstáculos à efetividade da justiça no pensamento de Cappelletti e Garth. Revista Do Direito Público, 20(2), 250–251. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2025.v20.n2.53639