Capítulo II - A dialética do acesso
uma análise crítica dos obstáculos à efetividade da justiça no pensamento de Cappelletti e Garth
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2025.v20.n2.53639Resumo
A obra Acesso à Justiça, de Mauro Cappelletti e Bryant Garth, publicada originalmente em 1988, representa um ponto de inflexão na teoria do direito processual. Os autores rompem com a tradição dogmática que via o direito processual civil como um conjunto de regras abstratas e neutras, e o inserem em um contexto social, político e econômico.
Downloads
Referências
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução de Elen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Ricardo Suter, Larissa Manetta da Cunha Suter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





