Características físico-químicas de méis produzidos em favos de diferentes idades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p639Palavras-chave:
Coloração, Cera, Apis mellifera L.Resumo
A cor do mel é uma característica relacionada à fonte floral e que mais interfere na preferência de compra do consumidor. Ao ser elaborado, o mel é depositado em favos de cera, a qual é composta de hidrocarbonetos, ésteres e uma pequena percentagem de ácidos graxos e alcoóis, que propiciam a cera a plasticidade e a capacidade de absorver diversos elementos. A reutilização consecutiva de favos pode transferir pigmentos ao mel, alterando as características do produto final. O presente estudo teve por objetivo avaliar a influência da reutilização de favos da melgueira sobre a coloração e as variáveis físico-químicas do mel. O experimento foi conduzido utilizando-se um delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições. Cada colméia foi considerada como um bloco. Os tratamentos constaram de caixilhos com lâminas de cera alveolada e favos com um, dois e três anos de uso, totalizando 24 caixilhos. Os méis foram avaliados através de espectrofotometria de reflectância difusa e as variáveis físico-químicas em laboratório por meio de procedimentos padrões. A reflectância difusa assim como o açúcar total, pH, acidez e cinzas não apresentaram diferenças entre os tratamentos (p > 0.05). A coloração do mel produzido em favos de diferentes anos de uso não sofreu alteração, porém o mel produzido em favos com lâminas de cera apresentou cor mais clara e menor conteúdo de açúcar total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Hélio Carlos Rocha, Angélica de Almeida Lara, Dileta Cecchetti, Alisson Becker Pacheco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













