Procedimentos de colheita dos frutos na qualidade fisiológica de sementes de Sapindus saponaria Mart
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1825Palavras-chave:
Maturação, Maturidade fisiológica, Dormência, Germinação, Sapindus saponaria Mart.Resumo
O estabelecimento do método e critérios de colheita adequados para cada espécie é necessário para a obtenção de sementes com máxima qualidade. O objetivo deste trabalho foi determinar o procedimento de colheita mais favorável à qualidade fisiológica de sementes de saboneteira. Cinco lotes de sementes foram colhidos, em diferentes anos, utilizando-se os seguintes critérios: fruto verde na planta; fruto amarelo na planta; fruto marrom na planta; fruto amarelo no chão e fruto marrom no chão. Após a extração, as sementes foram submetidas às seguintes determinações: teor de água, primeira contagem da germinação (14 dias), porcentagem de plântulas normais, anormais, sementes dormentes (duras), mortas (37 dias após a semeadura) e porcentagem de sementes viáveis. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente ao acaso com 4 repetições de 50 sementes em esquema fatorial 5x5 (cinco lotes e cinco procedimentos de colheita). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05). Os critérios adotados para a colheita afetaram as características físicas e fisiológicas das sementes de saboneteira. A colheita de frutos amarelos na planta resultou em sementes de saboneteira com maior qualidade fisiológica, mas para o êxito na germinação é necessário à superação de dormência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cibele Chalita Martins, Claudemir Zucareli, Rogério Andrade Coimbra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













