Abordagem qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: análise de conteúdo, paradigma indiciário e análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.53542Palavras-chave:
Método científico e metodologia da pesquisa, Abordagem qualitativa, Paradigma indiciário, Método psicanalítico, Análise discursivaResumo
Este artigo tem o objetivo de debater a abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais, pela contraposição entre análise de conteúdo e a análise discursiva de base materialista pecheutiana, que pode ser filiada ao paradigma indiciário. Para isto, foi realizado um texto ensaístico que percorre estes tópicos separadamente. A análise de conteúdo propõe uma análise da superficialidade linguística e textual que corrobora a exclusão do sujeito. Trata-se também de um procedimento que fica refém de reducionismos vindos da vertente da Psicologia filiada ao paradigma galileano. O paradigma indiciário, por sua vez, ao ser recuperado no século XIX pelas Artes, Medicina, Literatura e Antropologia Criminal permite retomar o debate sobre o sujeito. Uma das conclusões é que a noção de sujeito do discurso de tradição lacaniana e que também aparece no debate contemporâneo sobre uma inefabilidade do indivíduo é a noção pela qual se pode ratificar Ginzburg para quem a Psicanálise e o método psicanalítico se filiam ao paradigma indiciário.
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