Abordagem qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: análise de conteúdo, paradigma indiciário e análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2025.v46.53542

Palavras-chave:

Método científico e metodologia da pesquisa, Abordagem qualitativa, Paradigma indiciário, Método psicanalítico, Análise discursiva

Resumo

Este artigo tem o objetivo de debater a abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais, pela contraposição entre análise de conteúdo e a análise discursiva de base materialista pecheutiana, que pode ser filiada ao paradigma indiciário. Para isto, foi realizado um texto ensaístico que percorre estes tópicos separadamente. A análise de conteúdo propõe uma análise da superficialidade linguística e textual que corrobora a exclusão do sujeito. Trata-se também de um procedimento que fica refém de reducionismos vindos da vertente da Psicologia filiada ao paradigma galileano. O paradigma indiciário, por sua vez, ao ser recuperado no século XIX pelas Artes, Medicina, Literatura e Antropologia Criminal permite retomar o debate sobre o sujeito. Uma das conclusões é que a noção de sujeito do discurso de tradição lacaniana e que também aparece no debate contemporâneo sobre uma inefabilidade do indivíduo é a noção pela qual se pode ratificar Ginzburg para quem a Psicanálise e o método psicanalítico se filiam ao paradigma indiciário.

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Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, com estágio na Universidade de Paris XIII. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, campus Itapetinga e Programa de Pós-Graduação em Educação, campus Vitória da Conquista, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

27.11.2025

Como Citar

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Abordagem qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: análise de conteúdo, paradigma indiciário e análise discursiva . Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 46, n. 2, p. 131–143, 2025. DOI: 10.5433/1679-0383.2025.v46.53542. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/53542. Acesso em: 14 dez. 2025.