Explorando locais de vivência: possibilidade pedagógica para as aulas de Geografia na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51146Palavras-chave:
Leituras de Mundo, Cidadania Crítica, Geotecnologias, Escalas GeográficasResumo
O componente curricular de Geografia, no contexto da Educação do Campo, é relevante para a formação dos estudantes, pois pode incorporar aspectos das vivências estudantis nos processos de ensino. Dessa forma, justifica-se a necessidade de valorizar os espaços rurais e fortalecer a identidade cultural dos estudantes da Educação do Campo, promovendo o senso de valorização e pertencimento por meio de conteúdos conectados com a escala local. O objetivo deste artigo é analisar a Geografia na formação dos estudantes das escolas da Educação do Campo, contribuindo para a valorização e o fortalecimento do senso de pertencimento às comunidades nas quais estão inseridos. A metodologia foi constituída de pesquisa bibliográfica e o relato analítico de uma prática pedagógica desenvolvida, utilizando geotecnologias em sala de aula, como o software Google Earth. Sendo assim, podemos destacar que a exploração e compreensão dos locais de vivência dos estudantes promovem a cidadania crítica e a valorização das comunidades locais, contribuindo para o seu desenvolvimento.
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