Explorando locais de vivência: possibilidade pedagógica para as aulas de Geografia na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51146

Palavras-chave:

Leituras de Mundo, Cidadania Crítica, Geotecnologias, Escalas Geográficas

Resumo

O componente curricular de Geografia, no contexto da Educação do Campo, é relevante para a formação dos estudantes, pois pode incorporar aspectos das vivências estudantis nos processos de ensino. Dessa forma, justifica-se a necessidade de valorizar os espaços rurais e fortalecer a identidade cultural dos estudantes da Educação do Campo, promovendo o senso de valorização e pertencimento por meio de conteúdos conectados com a escala local. O objetivo deste artigo é analisar a Geografia na formação dos estudantes das escolas da Educação do Campo, contribuindo para a valorização e o fortalecimento do senso de pertencimento às comunidades nas quais estão inseridos. A metodologia foi constituída de pesquisa bibliográfica e o relato analítico de uma prática pedagógica desenvolvida, utilizando geotecnologias em sala de aula, como o software Google Earth. Sendo assim, podemos destacar que a exploração e compreensão dos locais de vivência dos estudantes promovem a cidadania crítica e a valorização das comunidades locais, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Rodrigues de Oliveira , Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Paraná (2021), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Paraná (2022) e mestrado em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná (2023). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. 

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão.

Docente do Curso de graduação Geografia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Líder do grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM (GEURF). Email: mcbovo69@gmail.com

Referências

BRASIL. Lei nº 9394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 jul. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução 01 de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Brasília, DF: MEC, 2002. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1380 0-rceb001-02-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 jul. 2024.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, SP, v. 1, n. 16, p. 133–152, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/353 Acesso em: 1 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2001.353

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH/?lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. (Coleção Educação e Comunicação, v. 1).

IBAM - INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. Introdução à geotecnologia: caderno de estudo. Fundo Amazônia. Rio de Janeiro, RJ: IBAM, 2015. Disponível em: https://www.fundoamazonia.gov.br/export/sites/default/pt/.galleries/documentos/acervo-projetos-cartilhas-outros/IBAM-Introducao-Geotecnologia-caderno-estudo.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Editora Globo, 2007.

MÄDER, Maria P. M.; BEHRENS, Marilda A.; KOWALSKI, Raquel P. G. Experiência de aprendizagem por pares com suporte de rede social no ensino superior. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 9, p. 64917-64928, set. 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52632. Acesso em: 1 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-299

MATOS, Maria I. S.; FERREIRA, Elton B. Pelos interiores - a invenção do caipira: cultura, tradição e cozinha. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 27, p. 192 - 220, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180311272019192

MATURANA, Humberto. Fenomenología del conocer. Revista de Tecnologia Educativa, Santiago, v. 8, n. 3/4, 1983. ISSN 0259-5400 versão online.

PITANO, Sandro de C.; NOAL, Rosa E. O ensino da geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 67-78, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/14530. Acesso em: 1 ago. 2024.

RÊGO, Ernesto E.; SERAFIM, Maria L. A utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth no ensino de geografia: múltiplas possibilidades. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Campina Grande, PB. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: UFPB, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1946_08052015200043.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

SANTOS, Aline. T.; MIRANDA, Elinaldo. F. Educação do rural versus educação do campo: paradigmas e controvérsias. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista, BA, v. 6, n. 6, p. 134-146, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229303899.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

SANTOS, Gisely Storch do Nascimento; AQUINO, Rafael Norberto de; ANDRADE, Fábio Santos de. A educação do campo e a participação popular: retrocessos e esperança, a luta contra forças antagônicas. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, MG, v. 21, n. 1, p. 197–218, 2024. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/1510. Acesso em: 9 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1510

TORRES, Mírian Rosa; SIMÕES, Willian. Educação do campo: por uma superação da educação rural no Brasil. 2011. Artigo (Especialização em Educação do Campo-EaD) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/38662/R%20-%20E%20-%20MIRIAM%20ROSA%20TORRES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jul. 2024.

Downloads

Publicado

13-08-2025

Como Citar

Oliveira, J. R. de, & Bovo, M. C. (2025). Explorando locais de vivência: possibilidade pedagógica para as aulas de Geografia na Educação do Campo. Geographia Opportuno Tempore, 11(1), e51146. https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51146